descreva o domínio morfoclimatico da caatingas, contendo vegetaçao, clima e relevo
Soluções para a tarefa
Domínio Morfoclimático da Caatinga, ou seja, os aspectos gerais envolvendo clima, solo, fauna, flora e vegetação, é marcado pela presença do semiárido e pelas formas de relevo organizadas em depressões, por se tratar de uma área geologicamente antiga.
O clima semiárido é caracterizado pela baixo índice médio de chuvas, geralmente mal distribuídas ao longo do ano, com médias que não costumam ultrapassar os 800 mm anuais. Em alguns períodos, a fase de estiagem pode durar um ou mais anos, em função das variações climáticas provocadas por anomalias atmosféricas como o El Niño.
Os solos costumam ser pouco profundos em função dessa escassez de chuvas. Por isso, há uma forte presença de intemperismos físicos (desgaste mecânico dos solos), uma vez que o intemperismo químico necessita de uma quantidade maior de volume d'água. A falta de chuvas também faz com que os processos erosivos causados pela lixiviação (lavagem da cobertura superficial pelas enxurradas) não sejam muito recorrentes. Apesar da grande quantidade de sais, os solos apresentam uma boa quantidade de minerais utilizados para a sobrevivência e manutenção das plantas.
A vegetação da Caatinga apresenta mudanças em sua paisagem conforme as oscilações no tempo e no clima. Em períodos chuvosos, as árvores são preenchidas por folhas e flores, com o forramento dos solos por plantas de pequeno porte, tornando a composição fitogeográfica mais densa e volumosa. Isso propicia também um aumento periódico no número de espécies, que passam a encontrar maior quantidade de alimento e água.
Nas épocas de estiagem, as árvores perdem as suas folhas, tornando a paisagem mais próxima daquela típica imagem da caatinga. Essa perda de folhas é uma estratégia biológica para a retenção de água, o que é fundamental para a perpetuação das espécies. Por isso, diz-se que o bioma Caatinga possui plantas xerófilas, isto é, aquele tipo de vegetação que se adapta à escassez de água, tais como xiquexique, o mandacaru e outros tipos de cactáceas. Outros exemplos de espécies vegetais são o juazeiro, a aroeira, a baraúna, a maniçoba e muitas outras composições.