História, perguntado por marta055, 9 meses atrás

descreva o conceito da criança em dois períodos históricos ​

Soluções para a tarefa

Respondido por paula19921227
1

Segundo ARIÈS (1981) na Idade Média (476-1453), considerava-se a infância como um período caracterizado pela inexperiência, dependência e incapacidade de corresponder a demandas sociais mais complexas. A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto.Então, a partir do século XVIII, as crianças começaram a ser reconhecida em suas particularidades, obtendo o seu próprio quarto, alimentação considerada específica e adequada, ocupando um espaço maior no meio social. Nascia a concepção de infância.

Antes, como se viu, a infância era considerada um período de transição sem importância. Agora a família começa a dar ênfase ao sentimento que tem em relação à criança.o final do século XX e início do século XXI, a revolução é a da informática. O computador passa a ser o principal centro de comando da globalização, de forma que tudo gira em torno do sistema de informatização. Os sistemas de comunicação eliminam as distâncias e as relações entre as pessoas desconhecem fronteiras, exigindo um estilo de vida mais dinâmico e adaptado as constantes mudanças provocadas pela impressionante velocidade da produção de conhecimento (IANNI, 2000).

A alfabetização, que nos séculos anteriores era requisito principal que abria portas para uma vida de qualidade superior e era o foco principal da educação, agora é apenas uma das inúmeras habilidades que o ser humano necessita para mover-se socialmente. A educação do século XXI pressupõe uma consciência global, o que demanda conhecimento, além da alfabetização, das novas tecnologias e sistemas de comunicação, economia e política sempre em nível mundial. Isso requer uma preparação técnica mais especializada e exige da criança maior dedicação nessa preparação para futuramente estar apta ao mercado de trabalho.

O que acaba por levar pais a impor uma série de atividades durante o dia para as crianças, como balé, futebol, natação, etc., deixando de lado o direito de escolha dessas crianças. Seu tempo acaba sendo escasso, invadido por adultos, resultando em uma perda de contato da criança com ela mesma, uma alienação que a faz liberar, de maneira desordenada, a energia que assim se acumula.


marta055: preciso resumir isso em 10 linhas no máximo, evpor a referência .
paula19921227: prtaleducacao
paula19921227: A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto.Então, a partir do século XVIII, as crianças começaram a ser reconhecida em suas particularidades, obtendo o seu próprio quarto, alimentação considerada específica e adequada, ocupando um espaço maior no meio social. Nascia a concepção de infância.
paula19921227: Antes, como se viu, a infância era considerada um período de transição sem importância. Agora a família começa a dar ênfase ao sentimento que tem em relação à criança.o final do século XX e início do século XXI, a revolução é a da informática
paula19921227: . A educação do século XXI pressupõe uma consciência global, o que demanda conhecimento, além da alfabetização, das novas tecnologias e sistemas de comunicação, economia e política sempre em nível mundial. Isso requer uma preparação técnica mais especializada e exige da criança maior dedicação nessa preparação para futuramente estar apta ao mercado de trabalho.
Perguntas interessantes