descreva o ciclo de vida, a forma de contagio, os sintomas, e a profilaxia da doença de chagas e da teniese
Soluções para a tarefa
Doença de chagas - é transmitida através da picada do bicho barbeiro, um aracnídeo de hábitos noturnos que funciona como hospedeiro intermediário do Trypanosoma cruzi, protozoário responsável pela doença de chagas.
Ao picar um indivíduo contaminado, o bicho barbeiro (de nome científico Triatoma infestanis) contrai o Trypanosoma cruzi e o transmite a um novo indivíduo por meio das fezes, que adentram o orifício originado da picada. Uma vez na corrente sanguínea o parasita alcança os tecidos musculares do coração e do tubo digestório, se alojando e causando lesões.
Entre os principais sintomas estão a inflamação dos gânglios linfáticos, febre, mal estar, aumento do fígado e do baço, lesões cardíacas e chagoma - inchaço do cutaneo.
A prevenção consiste em medidas que evitem que o aracnídeo penetre as casas e forme colônias.
Teníase - a teníase pode ser causado por duas espécies de platelmintos,a Taenia solium e a Taenia saginata.
A teníase é contraída através do consumo de carne mal cozida, visto que os hospedeiros intermediários dos platelmintos responsáveis pela doença são porcos (Taenia solium) e bois/vacas (Taenia saginata). Esses mamíferos contraem os vermes a partir da ingestão de seus ovos, cujo embriões são liberados no trato digestório e se alojam nos tecidos musculares. A partir daí, a ingestão da carne por seres humanos, resulta na contaminação.
Uma vez no organismo humano a larva se aloja no intestino grosso e se desenvolve, geralmente sozinha (taí o nome popular - Solitária), onde retoma seu ciclo de vida através da autofecundação, liberando proglotes grávidas que no exterior se rompem e liberam os ovos.
A prevenção consiste principalmente medidas de saneamento básico e no consumo de carnes provindas de lugares confiáveis, além do bom cozimento destas.
OBS: Profilaxia = utilização de recursos para prevenção de doenças.