Descreva o caminho do alimento, da boca até o estômago.
Soluções para a tarefa
TRITURADOR: Os dentes trituram a comida, enquanto a saliva a envolve com uma espécie de muco para que ela seja engolida suavemente.
GOELA ABAIXO: A faringe e o esôfago são responsáveis pelo transporte do bolo alimentar ao estômago. A comida é empurrada pelo movimento involuntário dos músculos do esôfago.
LIQUIDIFICADOR NATURAL: As paredes do estômago esmagam a comida por meio de fortes contrações musculares. Além disso, ele produz o suco gástrico, um conjunto de poderosos ácidos e enzimas, que transformam o alimento numa pasta quase líquida chamada quimo.
INDÚSTRIA QUÍMICA: O fígado produz um líquido amarelo-esverdeado chamado bile e o envia para a vesícula biliar, onde ele pode ser armazenado. Lançada no intestino delgado, a bile tem a função de dissolver a gordura.
MORDIDA MOLHADA: Três pares de glândulas, na boca, produzem diariamente cerca de 1,5 litro de saliva, um líquido composto por 99% de água. O restante são substâncias que transformam amido em açúcar, ajudam a matar microorganismos nocivos e acentuam o paladar.
DUPLA FACE: Além de sua função como glândula endócrina, o pâncreas também colabora no processo da digestão, fabricando sucos pancreáticos, ricos em enzimas, que serão jogados no intestino para quebrar carboidratos, proteínas e gorduras.
ESCALA FINAL: No intestino grosso boa parte da água e alguns sais minerais são absorvidos. O que resta, as fezes, é eliminado.
Na boca o alimento é triturado ,umedecido e tem grande parte do amido quebrado pela ação da enzima amílase salivar. Saindo da boca o alimento segue pelo esôfago o qual realiza movimentos peristálticos empurrando o bolo alimentar para o estômago. O estômago por sua vez é responsável pela quebra de proteínas e amido para serem facilmente introduzidos nas células.