descreva, no caderno, as características das principais formas do relevo continental a) planícies b) planalto c) depressões d) montanhas
Soluções para a tarefa
Planície como o próprio nome lembra é uma grande região “plana”, ou seja, com pouquíssima variação de altitude (variação entre dois pontos na vertical: um ponto de referencia (que normalmente é o nível do mar) e outro onde nos encontramos ou nos referimos). É formada por ação de rios, mares e ventos , que carregam sedimentos e vão acumulando em superfícies ate elas ficarem uniformes (sem grandes variações). Por isso a maior parte das planícies em regiões próximas a rio e mares e no Brasil são frequentemente nomeadas segundo eles (ex.: planície do Rio Amazoonas, planicia das Lagoas dos Patos,etc.)
Planalto é um relevo onde temos um “plano alto”, ou seja, temos uma superfície mais alta (maiores que 300 m) onde o cume (ponto mais alto) é nivelado (topos praticamente retos). Esse ponto mais alto surge de processos erosivos (água, chuva ou magma, por exemplo), que vão “recortando” e criando as partes mais baixas, resultando numa região de pontos mais altos e pontos mais baixos.
Depressões são regiões planas mais baixas frente as áreas a sua volta. Algumas delas podem inclusive encontrar – se abaixo do nível do mar. Crateras de vulcões desativados ou da queda de meteoros são classificadas como esse tipo de relevo. Pode surgir também por processos de desgaste por vento ou água também.
Montanhas são um tipo de relevo muito recente resultado do choque entre placas tectônicas, que com o impacto tem essa energia empurrando todo solo, o que na superfície acaba elevando – se. Como são picos muito altos e mesmo com os processos erosivos naturais (como chuva, neve e vento) ainda são altos e nada plano, são considerados recentes. As altitudes das montanhas são superiores as da região vizinha. Um conjunto de montanhas é denominado cordilheira.