Descreva em um pequeno texto a situação da Europa pós-primeira guerra e as principais crises da década de 1920 que abriram espaço para os regimes totalitários e de ideologias de esquerda e direita se propagassem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa estava quebrada. Tanto militarmente quanto economicamente. A França e a Bélgica tinham sido destruídas pelos alemães. A Inglaterra perdeu muito dinheiro. O Império Austro-Húngaro se quebrou em vários países. A Russia estava em Guerra Civil. A Itália se sentia traída pela Inglaterra. A Alemanha foi considerada a culpada da guerra e teve que pagar muito dinheiro para os vencedores, perdeu territórios e seus exercito era limitado.
Como a Europa estava destruída, os Estados Unidos surgiram como uma grande potencia, porem com a crise de 1929 os americanos não puderam ajudar a Europa, e também sofreram com a crise.
Devido a esta situação a extrema-esquerda e a extrema-direita se fortaleceram. A extrema-esquerda ganhou poder porque o sistema socialista não sofreu nenhum dano com a crise, pois eles eram separados da economia mundial, a extrema-esquerda é a União Soviética de Joseph Stalin.
A extrema-direita dizia que a economia mundial era controlada pelos judeus, que eram degenerados e queriam destruir a civilização ocidental. Hitler, na Alemanha, persegue os judeus (e os homossexuais, e os ciganos...) para criar a "raça ariana". Hitler era anti-comunista, por isso ganhou muito apoio. O mesmo ocorreu com Mussolini, na Itália.
Os regimes totalitários e as ideologias de esquerda e direita se propagaram na Europa nos cenários pós-primeira guerra ainda na década de 1920, propondo soluções drásticas e violentas para a resolução dos problemas europeus que eram muito mais complexos do que as soluções prontas apresentadas.
Regimes totalitários e ideologias de esquerda e direita na Europa
Ambas as ideologias de extrema-direita e extrema-esquerda se apresentavam transviadas dos objetivos propostos pelas suas concepções ideológicas originais, é o que mostram respectivamente o nazismo e o stalinismo, que ao invés de disseminarem racionalidade em meio ao caos, incitavam mais ações degradadoras.
A popularização desses sistemas só foi possível graças à instabilidade dos países europeus, cuja população padecia em meio aos conflitos e a fome, querendo soluções rápidas e eficazes.
Mais sobre os regimes totalitários: brainly.com.br/tarefa/2564013
#SPJ2