Saúde, perguntado por esterjustin10, 9 meses atrás

Descreva em poucas linhas. Como deve ser o ambiente hospitalar em relação a privacidade do paciente?

Soluções para a tarefa

Respondido por pliciakatiana
2

Resposta:

É reconhecível que o paciente tem sua privacidade comprometida ao dar entrada no hospital, o que se acentua conforme a gravidade da doença e o grau de dependência dos cuidados. Ainda, a estrutura física e administrativa, somando-se as limitações práticas, pode dificultar o resguardo da privacidade dos pacientes, cuja responsabilidade é da equipe de saúde, sobretudo da enfermagem.

Por outro lado, como exercer a prática assistencial sem infringir a privacidade do paciente? Sabe-se que, inevitavelmente, essa será afetada, mas pergunta-se: em que medida? de que maneira? O que se observa é que os pacientes se sentem desconfortáveis em fornecer tantos dados sobre si, desde o serviço de recepção e admissão do hospital até sua acomodação no leito hospitalar, como também por ter seu corpo submetido e exposto às várias atividades assistenciais e que se repetem nos dias subsequentes. Em adição, a maioria da população brasileira não tem acesso a quartos individuais, dividindo enfermarias com pessoas desconhecidas, situação que se complica quando necessário desnudar e tocar o corpo, além de trocar informações.

Explicação:

O hospital é um ambiente hostil à natureza humana por potencializar fragilidade física e vulnerabilidade emocional ante o processo saúde-doença. Ao confrontar a doença e o tratamento, os pacientes se deparam com circunstâncias que interferem no seu estilo de vida, somando-se a convivência com pessoas que não fazem parte da sua estrutura social. Consequentemente, a hospitalização requer aceitação, adaptação, submissão e resignação.

Neste cenário, geralmente o paciente compartilha o mesmo espaço com outros pacientes e com os profissionais. Equipe de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais dos serviços de exames complementares e dos serviços de apoio (manutenção, limpeza, recepção, etc.) circulam livremente no ambiente hospitalar e tem acesso direto e contínuo aos pacientes, sem contar a presença alternativa e intermitente de estudantes universitários e pesquisadores. De tal modo, a ausência de privacidade é uma realidade constante.


esterjustin10: está perfeito, muito obrigadaaaaaaa
pliciakatiana: Ai você faz um resumo.
Perguntas interessantes