Física, perguntado por rodrigolucas1204, 7 meses atrás

Descreva em detalhes a experiência de Öersted. Não esqueça da regra da mão direita. Como se calcula a intensidade do campo magnético em torno de um fio condutor retilíneo?

Soluções para a tarefa

Respondido por wendelgaspar244
1

Resposta:

mano essa palavras tá escrito errado?

Respondido por Dudamcruz
1

Resposta:

Foi no ínicio do século XIX (em 1820) que o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) descobriu, através de um experimento que realizou, Experiência de Oersted, que um fio retilíneo conduzindo corrente elétrica gera ao seu redor um campo de indução magnética.

A sua experiência foi feita da seguinte maneira:

Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha paralelamente abaixo do fio.

Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente, a agulha irá girar para o sentido oposto.

A agulha metálica da bússola sai da posição paralela ao fio para uma posição perpendicular, quando há corrente atravessando o fio.

A agulha metálica da bússola sai da posição paralela ao fio para uma posição perpendicular, quando há corrente atravessando o fio.

Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente.

O sentido do campo magnético é dado pela regra da mão direita: o polegar, apontando no sentido da corrente elétrica i , e os outros dedos apontando para o sentido do campo magnético.

A lei de Ampére nos permitiu determinar o módulo do campo magnético. Ela nos diz que “o vetor campo magnético é tangente às linhas do campo magnética”. Assim a tangente às linhas do campo magnética será a direção dele, e a intensidade do campo será dado pela equação:

B= μoi/2πR

Onde R é a distância do fio até um ponto da linha do campo, e m0 é a constante de permeabilidade magnética do vácuo que vale m0 = 4π . 10-7 T.m/A

Perguntas interessantes