Descreva e explique o funcionamento dos anexos embrionario.
Soluções para a tarefa
Âmnio - é uma bolsa cheia de liquido, chamado de liquido amniótico, aparece no final da primeira semana de gestação. Esse liquido envolve e protege o embrião, serve também para lubrificar as vias fetais no momento do nascimento.
Saco vitelínico - origina-se da endoderme, e forma o revestimento da epitelial do tubo digestivo primitivo.
Nos mamíferos essa estrutura não tem tanta importância, pois toda manutenção do embrião é feita pela placenta. Já nos peixes, aves e répteis a nutrição do embrião depende das reservas acumuladas nessa estrutura.
Alantoide - é um anexo membranoso, com estrutura tubular, formado a partir de uma expansão da porção caudal do saco vitelínico.
Em répteis e aves esse anexo é muito desenvolvido, exercendo a função respiratória e de armazenamento de materiais excretados.
Nos mamíferos se desenvolve a placenta, e essas funções são feitas por ela. A parte intra-embrionaria desses anexo contribui para a formação do úraco e da bexiga, ligamento fibroso que serve de ligação entre o teto bexiga e a região umbilical.
Placenta/Córion - um órgão formado tanto de tecidos maternos quanto fetais (córion) sua função é transportar nutrientes e oxigênio da mãe para o feto.