Descreva é dê exemplo das informações abaixo. Valor da questão (100pontos).
a) O que é peso?
b) O que é força?
c) A 1° e 2° lei de Newton.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O Peso (P) é uma grandeza vetorial visto que apresenta intensidade, direção e sentido, sendo o produto da massa de um corpo e a aceleração da gravidade exercida sobre ele.
Dessa forma, diferentemente da massa, o peso é um valor variável. No Sistema Internacional (SI), a unidade padrão do Peso é representada em Newton (N). A partir disso, para calcular o peso dos corpos, utiliza-se a seguinte expressão:
P=m.g
Donde,
m: massa
g: aceleração da gravidade
Assim, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 10 m/s2 , qual é o peso de um corpo de massa 60kg?
P= m.g
P= 60x10
P= 600 N
Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta terra é de 600 N.
Por conseguinte, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta marte é de aproximadamente 3,70 m/s², qual é o peso de um corpo de massa 60kg?
P=m.g
P= 60x3,70
P= 222 N
Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta marte é de 222 N.
b) orça
Força é um conceito da física newtoniana, utilizada desde a antiguidade clássica, que explica a pressão exercida sobre tal objeto ou ainda, as alterações da quantidade de movimento de um determinado corpo.
A força (F) é um vetor (indicado por uma seta acima da letra), ou seja, possui módulo (intensidade da força exercida), direção (reta ao longo da qual ela atua) e sentido (o lado da reta no qual a força foi exercida).
Portanto, quando várias forças atuam sobre determinado corpo, elas se somam vetorialmente, para assim, dar lugar a uma força resultante.
O estudo da força é apresentado na segunda Lei de Newton denominada “Princípio Fundamental da Dinâmica” ou “Força”, no qual a força resultante, ou seja, a soma vetorial de todas as forças aplicadas sobre o corpo, é diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa, apresentada pela seguinte expressão:
F=m.a
Donde,
F: força
m: massa do corpo
a: aceleração adquirida
Note que a fórmula apresentada acima está em módulo (F = m.a), enquanto que sua representação em forma de vetor, é indicada com uma seta acima da letra:
Força
De tal modo, é importante destacar que no Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de medida da força (F) é o Newton (N), da massa (m) é quilograma (kg) e da aceleração adquirida (a) é metros por segundo ao quadrado (m/s²).
c) A Primeira Lei de Newton afirma que: "um objeto permanecerá em repouso ou em movimento uniforme em linha reta a menos que tenha seu estado alterado pela ação de uma força externa."
Ex. Quando estamos dentro de um ônibus em pé e o mesmo freia bruscamente, por inércia, somos atirados para frente.
A Segunda Lei de Newton estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que atuam sobre ele.
Como a aceleração representa a variação de velocidade por unidade de tempo, a 2ª Lei indica que as forças são os agentes que produzem as variações de velocidade em um corpo.
Também chamada de princípio fundamental da Dinâmica, foi concebida por Isaac Newton e forma, junto com outras duas leis (1ª Lei e Ação e Reação), os fundamentos da Mecânica Clássica.
Ex: Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2. Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?
O módulo da força será encontrado aplicando-se a 2ª lei, assim temos:
FR = 15 . 3 = 45 N