História, perguntado por IngridAlmeida3025, 1 ano atrás

descreva duas situações em que se percebe a influência da igreja no modo de pensar e viver dos europeus da idade média

Soluções para a tarefa

Respondido por ocaradaexatas
26
A influência da Igreja no modo de pensar e viver dos europeus durante a Idade Média se revela de diversas maneiras. Uma delas seria o sexo sendo apenas praticado com o intuito de reprodução e após o casamento. Outra grande influência da Igreja é verificada no fanatismo religioso e aversão às outras religiões, motivo que serviu como justificativa para serem realizadas as cruzadas.


Se eu te ajudei, por favor, classifique minha resposta.
Abraços e bom estudo!


IngridAlmeida3025: Obgd, me ajudou muito
Respondido por amanda201056oxmomy
6
Durante o reinado dos merovíngios, não havia tantos locais para instrução escolar, a não ser as escolas episcopais, mantidas pelos bispos com o objetivo de garantir a continuação de novos clérigos,e os mosteiros , locais onde os monges se dedicavam , entre outras coisas , a copiar manuscritos antigos. Com isso a igreja conseguiu deter boa parte do conhecimento durante a idade média. Porqeu o clero era a elite intelectual e suas escolas eram fontes exclusivas do saber na Europa Ocidental.



A grande influência da igreja sobre a cultura e o pensamento das pessoas teve bases sólidas e materiais; ao longo dos séculos, a igreja se organizou politicamente e territorialmente, pois tinha muitos feudos, além de ter prestígio com a classe dominante,( reis e nobres). Logo a cultura medieval passsou a se espelhar o pesamento da igreja, isso passou a ser conhecido como teocentrismo cultural, ou seja, o mundo era subordinado as leis de Deus.



A igreja ainda passou , por meio de suas ordens a direcionar a produção cultural, mas as cidades começaram a se desenvolver e tornaram-se centros de novos valores culturais e assim foi saindo aos pouco dos dogmas da igreja
Perguntas interessantes