Geografia, perguntado por nuneslaisvitoria6, 5 meses atrás

Descreva dominios morfoclimaticosda catinga e da floresta amazônica​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaisabel6607
2

Domínio morfoclimático da caatinga:

Constitui uma região com regimes de chuva irregulares, podendo haver longos períodos de estiagem. Além da baixa umidade relativa do ar, as temperaturas são bastante elevadas durante a maior parte do ano, havendo assim a predominância do clima Semiárido.

Seu relevo é caracterizado pelas depressões Sertaneja e do São Francisco, indicando assim a intensa ação de agentes erosivos na região. Os solos encontrados na área variam conforme a localização e o relevo, estabelecendo-se estruturas profundas, como latossolos, pouco profundas e de difícil infiltração, como os vertissolos, e também rasas, como os neossolos e luvissolos.

Vegetação característica desse domínio é a da Caatinga, formada por plantas adaptadas ao calor e aos longos intervalos sem chuva. Dessa forma, observa-se a presença de espécies de baixo e médio porte, caducifólias.

Quatro bacias hidrográficas comportam os rios e mananciais desse domínio, que são as bacias do São Francisco, do Parnaíba, do Atlântico Nordeste Oriental e do Atlântico Leste.

Domínio morfoclimático da floresta amazônica:

Essa região é caracterizada pelo clima Equatorial, marcado pelas altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar. Além disso, as chuvas são abundantes nessa unidade, proporcionando a formação de uma cobertura vegetal densa e o abastecimento dos seus principais cursos d’água.

A vegetação do domínio amazônico é formada pela Floresta Amazônica, que abrange um total de nove países. Trata-se da maior floresta tropical do mundo, onde são encontradas matas ciliares, igapós, igarapés e matas de terra firme.

Hidrografia desse domínio se divide entre a bacia Amazônica, que é a maior bacia hidrográfica do mundo, e a bacia do Tocantins-Araguaia, considerada a maior bacia exclusivamente brasileira.

O relevo do domínio amazônico é bastante diversificado. Extensas áreas de planície e terras baixas amazônicas dividem espaço com os planaltos e as depressões, demarcando assim áreas com substrato bastante antigo e erodido pela intensa ação dos agentes modeladores do relevo.

Perguntas interessantes