Descreva detalhadamente o que a fotografia e a charge apresentam.
(A fotografia está meio borrada, mas ao lado está escrito: Moradias precárias no Rio de Janeiro, 2017)
(Se não conseguir ler a charge, a fala é:)
-Coronel, esse seu quadro deve ser uma antiguidade!
-Isso não é quadro, cumpadre. É a minha janela!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira imagem apresenta casas em uma situação precária, com nenhuma segurança e conforto, algo triste de ver,mais infelizmente, é em lugares assim que muitas pessoas vivem;
A segunda imagem apresenta dois homens conversando, um dos homens se surpreende ao ver algo que para ele era um quadro antigo, mas na verdade eram homens escravizados, presos em correntes. O homem pensou que era um quadro antigo porque já faz muito tempo que foi assinada a lei Áurea
A charge apresenta uma paráfrase do livro "Casa grande e senzala", fazendo uma interpretação literal do título. Já a imagem da direita, apresenta uma realidade presente nas cidades brasileiras de desigualdade e falta de moradias dignas, assim como no tempo colonial descrito na obra citada acima.
Desigualdades sociais no Brasil
O livro "Casa Grande e Senzala" escrito Gilberto Freyre na década de 30 faz uma leitura do sistema colonial brasileiro e sociedade, comparando com a realidade do Brasil contemporâneo. Na visão do autor, as relações sociais construídas durante o período colonial moldaram a sociedade brasileira a tal ponto de se perpetuarem na modernidade.
Com isso, há um novo tipo de "senzala" que seriam as favelas e áreas periféricas das cidades, onde as classes mais pobres residem, sem estrutura básica e acesso a serviços de saúde e educação de qualidade, assim como acontecia no Brasil Colonial.
Aprenda mais sobre a Desigualdade Social no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20558652