História, perguntado por emanuely8824, 6 meses atrás

Descreva como se organizava a sociedade Francesa no antigo regime e identifique os motivos que estimularam a revolução

Soluções para a tarefa

Respondido por ninja777l
2

Resposta:

No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.

•Primeiro Estado – Controlado pelo clero. A França era um país católico. Eles não só tinham o controle religioso, mas eram os que estavam a frente das instituições de ensino e também eram responsáveis por hospitais, maternidades, orfanatos. A vida e a morte passava pela Igreja Católica.

O rei também mantinha ao seu lado conselheiros que tinham funções na Igreja. Os monarcas se cercavam de mentores espirituais, bispos, arcebispos e cardeais. Além de receber os conselhos espirituais e políticos, o rei também aproveitava para saber quais eram os planos políticos da Igreja Católica, pois essa instituição sempre teve muita força nesse campo.

Mais de 120 mil religiosos se dividiam em alto clero e baixo clero. O alto clero era formado por bispos e abades. Eles eram grandes proprietários de terra e imóveis. Já o baixo clero, era formado por padres, monges e abades. Eles não possuíam terras, nem bens.

•Segundo Estado – No Antigo regime, os nobres faziam parte do segundo estado. Existiam dois tipos de nobreza, a provincial, nobres proprietários de terra, e a de toga, burgueses que compravam títulos da Coroa.

Os nobres também tinham cargos importantes do governo. Eles eram descendentes dos que participaram das cruzadas. Os nobres também não precisavam pagar impostos. Aos poucos, a nobreza perdeu sua influência política na França em detrimento do poder absoluto do monarca.

•Terceiro Estado – Pessoas que não faziam parte do clero ou da nobreza. Formado por cidadãos comuns. Correspondiam a mais de 95% da população da França e sustentavam a sociedade. Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado. Tinham obrigação de pagar todos os impostos, e basicamente não tinham direito algum.

As causas da Revolução Francesa

As causas da Revolução Francesa podem ser divididas em quatro grupos: políticas, econômicas, sociais e intelectuais. A revolução foi apenas o resultado de um ambiente construído a partir destes diversos fatores. Entre estes, podem-se destacar o envolvimento da França em várias guerras, os altos gastos da Corte de Luís XVI da França, o antigo regime francês, a ascensão da burguesia, a manutenção do mercantilismo e os ideais do Iluminismo.

Perguntas interessantes