História, perguntado por joaosombra, 9 meses atrás

descreva como ocorreu o processo de colonização portuguesa e espanhola na américa

Soluções para a tarefa

Respondido por Solbenson3108
4

Resposta:

A Colonização espanhola da América foi o período em que exploradores espanhóis colonizaram o continente americano. Esse período se iniciou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492.

A partir do século XV, o comércio europeu se expandiu e impeliu várias nações europeias a investirem em políticas que tinham como objetivo aumentar o fluxo comercial, visando também o fortalecimento do estado econômico das novas monarquias nacionais.

Durante o período das grandes navegações, buscando encontrar novas rotas marítimas comerciais para expandir o comércio europeu, Cristóvão Colombo chegou à América em 1492, iniciando o processo de ocupação e colonização do vasto território recém-descoberto.  

A Espanha era caracterizadamente uma metrópole mercantilista, ou seja, as colônias eram utilizadas somente para exploração, não haveriam razões para a colonização se elas não fornecessem produtos que gerassem lucro.  

Por esse motivo, a grande maioria das colônias espanholas (e portuguesas também) foram colônias de exploração, completamente dependentes das imposições de seus colonizadores.A escravidão dos indígenas, em teoria, era proibida. Entretanto, os nativos eram levados de suas tribos e distribuídos entres os colonizadores em toda a colônia para trabalhar nas minas de extração.

Os espanhóis trouxeram consigo inúmeras doenças que eram então desconhecidas para os indígenas, e que fizeram um grande número de mortos, tais como:

Varíola;

Tifo;

Sarampo;

Gripes e etc.

Para administrar o grande território recém-descoberto, os espanhóis desenvolveram os chamados Vice-Reinos, que iremos explicar mais detalhadamente.

No sistema colonial, os indígenas eram obrigados a pagar impostos aos colonizadores espanhóis em forma de trabalho ou produtos. Os colonizadores se depararam com grandes civilizações que tinham estruturas políticas e sociais complexas.

A sociedade colonial na América Espanhola era dividida também pela cor da pele de cada um de seus integrantes. Ao longo do tempo, por conta das uniões inter-raciais, a origem dos habitantes se tornou mais importante que o “grau de mestiçagem”.

Perguntas interessantes