Geografia, perguntado por adri61, 1 ano atrás

descreva como ocorreu a colonização de povoamento?

Soluções para a tarefa

Respondido por ninhajanis
2
colonização de povoamento tinha características bem particulares: Devido a uma colonização de médias e pequenas fazendas, os colonos trabalhavam e desenvolviam os locais, gerando prosperidade econômica. Tudo que era feito servia a colônia internamente, a produção agrícola regia a economia. Liberdade para o trabalho Autonomia comercial, não sendo totalmente dependente da metrópole. Independência política e atitude libertadora de seus membros Reunião de trabalhadores em assembléias para discutir o futuro da terra Política que atraía mais e mais trabalhadores. Eram colônias atípicas - não ajudavam na balança comercial e não interessavam tanto à metrópole; Faziam a prática da policultura Os seus produtos eram semelhantes aos da metrópole Coexistência de comércio e manufaturas Mercado interno e uma economia de subsistência; Comércio produzia para mercados internos e externos Pacto Colonial mais fraco Fixação do homem ao solo – necessidade de criar escolas, igrejas, fábricas, etc. O conceito básico das colônias de povoamento é contestado por alguns historiadores, para eles, “não existe como colonizar uma terra sem explora-la e não há outra forma de exploração na qual não seja feito um povoamento do lugar”. De acordo com estes estudiosos, “o conceito de colônia de povoamento foi inventado pelos Europeus para amenizar o próprio sentido da colonização, que nada mais é do que a exploração de outras nações”. Esta mentalidade refere-se ao tipo de colonização aplicada na América Latina, apontada como um dos fatores de seu sub-desenvolvimento até hoje. Mas as colônias de povoamento também retardaram o progresso da região Nordeste dos Estados Unidos e Canadá, das Colônias Britânicas do Norte e Centro e do Canadá.
Respondido por iurypinna
0

refere-se a uma modalidade de formação colonialcentrada na ocupação da terra ou do território. Historicamente, é promovida por um Estado nacional, que envia seus naturais (homens, mulheres e crianças) a um determinado território situado no exterior a fim de lá estabelecer uma presença perene e autônoma e construir uma sociedade economicamente viável, geralmente baseada na agricultura e no comércio. Esse tipo de colonização opõe-se à forma feitoria.

Desde o início da Idade Moderna, vários estados europeus adotaram políticas coloniais, competindo uns com os outros para estabelecer colônias fora da Europa - inicialmente nas Américas e depois na Ásia, África e Oceania. Esse colonialismo moderno resultou na conquista do Novo Mundo e na formação das primeiras colônias de povoamento europeu, que estão na origem dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, bem como da América do Sul, África do Sul e Namíbia (correspondentes à antiga Colônia do Cabo).[5]Nesse processo, a população autóctone é submetida, deslocada ou fisicamente destruída (genocídio). O mesmo modelo de colonização seria aplicado nas cidades de Hong Kong e Macau, em Singapura e no Sudeste Asiático.

Segundo Ilan Pappé, o colonialismo de povoamento é essencialmente um projeto de substituição e deslocamento; de assentamento e expulsão [de populações]. Baseia-se na desumanização e na eliminação [de populações autóctones]. Trata-se, enfim, de ajudar um grupo de pessoas a se livrar de outro grupo de pessoas.[6]

Perguntas interessantes