Descreva como Lamarck e Darwin explicam a influência do ambiente
em relação aos seres vivos, através de suas teorias.
Soluções para a tarefa
LAMARCKISMO (Teoria proposta por Lamarck):
O naturalista tem sua teoria voltada à duas leis. A primeira delas é denominada de Lei do uso e desuso, onde ele afirma que o ambiente induz a modificação das espécies, mas o que Lamarck quis dizer com isso?
Simplesmente que as mudanças ocorridas nas espécies eram como respostas às necessidades impostas pelo ambiente, ou seja, os animais precisavam modificar sua fisiologia e morfologia para se adaptarem ao ambiente em que vivem e para buscarem alimento, caso contrário não sobreviveriam.
Utilizando aqui o exemplo das girafas: segundo Lamarck, o uso frequente de um determinado órgão faria com que ele se desenvolvesse e aumentasse de tamanho. Dessa forma, quanto mais as girafas esticassem o pescoço para alcançarem as folhas das árvores, mais o pescoço aumentaria de tamanho e se tornaria mais eficiente. Do contrário, se um animal não usa determinado órgão, ou seja, se a girafa não faz esforço para esticar o pescoço ao alcançar as folhas, maior é a probabilidade de causar a atrofiação desse órgão.
Resultado: as girafas que tinham o pescoço menor e menos desenvolvido não alcançariam o alimento por falta de esforço, e consequentemente não sobreviveriam ao ambiente.
Além da Lei do uso e desuso, o naturalista propôs outra ideia, denominada de Lei da herança dos caracteres adquiridos ou transmissão dos caracteres adquiridos. Segundo essa lei, o que é adquirido em vida é passado para as próximas gerações. Ou seja, as características adquiridas (como o uso e desuso de uma parte do corpo) poderiam ser passadas às gerações seguintes.
Utilizando novamente o exemplo das girafas: aquelas girafas que possuíssem o pescoço mais longo passariam essa característica para seus futuros descendentes.
DARWINISMO (Teoria proposta por Darwin):
E a partir da perspectiva de Darwin, ele relaciona a evolução das espécies com a transmutação e a seleção natural. Então Darwin vê como se fosse uma função da mudança da população, e não da mudança do próprio indivíduo.
De acordo com os estudos e pesquisas de Darwin, há uma variedade/diversidade dentro de uma população, onde o ambiente seleciona os animais mais aptos para sobreviver (aqueles que caçam melhor, que conseguem se camuflar, que escapam mais rápido dos predadores, que localizam alimentos com uma maior facilidade, etc.).
espero ter ajudado :)