História, perguntado por mariaizabele76ow7uqv, 11 meses atrás

descreva como era o trafico negreiro

Soluções para a tarefa

Respondido por LEOSNARDOOO
54
É chamado de Tráfico negreiro o envio arbitrário de negros africanos na condição de escravos para as Américas e outras colônias de países europeus durante o período caracterizado como colonialista.

Durante a Idade Moderna, primordialmente depois que se descobriu a América, in- tensificou-se o comércio escravo, sem qualquer limite quanto à crueldade praticada, visava-se somente o lucro que se obteria com a venda de homens, mulheres e crianças vindas direto da África para as Américas.
Respondido por jssjr2007
29

Resposta:

Etapa 1 -  Nos reinos africanos, ainda que fosse praticada, a escravidão não tinha caráter estritamente econômico. No entanto, com a expansão marítima portuguesa e a construção de feitorias na costa, a dinâmica e a intensidade da escravidão africana mudaram radicalmente. Conforme os europeus expandiram suas atividades comerciais nas Américas, a demanda por mão de obra cresceu, dando início ao tráfico de pessoas: o comércio de homens, mulheres e crianças africanos pelo Oceano Atlântico entre os séculos XVI e XIX. No início eram os mercadores africanos que capturavam os africanos; com o tempo, os próprios chefes locais passaram a organizar violentas incursões ao interior do continente.

Etapa 2 - Depois de capturados, eles eram transportados para as feitorias, os cativos eram aglomerados em barracões de madeira ou pedra, onde aguardavam o embarque em navios chamados negreiros ou tumbeiros (de tumba).

As condições da viagem eram péssimas: sem alimentação, ventilação, higiene adequada ou água suficiente. Não há consenso no percentual de mortalidade dos navios negreiros; alguns historiadores falam em 40%, outros, em 10%. Mas todos eles concordam que a viagem era uma experiência terrível e dolorosa para os africanos.

Etapa 3 - Ao aportar na América, os africanos estavam, em geral, fracos e doentes, mais magros e pálidos. Por isso, eram desembarcados e ficavam alguns dias reclusos para recuperarem minimamente sua aparência e sua condição física. Isso era feito para que o preço não diminuísse no momento da venda, já que os compradores não levariam consigo escravizados que aparentassem fragilidades. No momento da venda, muitas famílias eram separadas. Os cativos eram vendidos em feiras públicas localizadas em praças ou leiloados como mercadorias.

Espero que tenha ajudado. E se poder clicar no <3 ajuda muito.

Perguntas interessantes