Descreva como era o quadro da economia de Sergipe no início do século XX?
alguém pra mim ajudar nessa pergunta também por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
oi.
Explicação:
Sergipe é uma das nove unidades federativas que integram a Região Nordeste. Com extensão territorial de 21.918,354 quilômetros quadrados, o estado possui 2.068.017 habitantes, conforme dados divulgados, em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante séculos, a economia de Sergipe foi totalmente dependente do cultivo de cana-de-açúcar, no entanto, a partir da década de 1990, houve uma diversificação das atividades. Através de incentivos fiscais, do seu potencial energético, gerado pela usina de Xingó, e pela exploração de petróleo e gás natural, ocorreu um aumento considerável na produção industrial.
Em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) sergipano atingiu a marca de aproximadamente 26,1 bilhões de reais, contribuindo com 0,6% para o PIB brasileiro; no âmbito regional, sua participação foi de 4,8%, sendo a segunda menor. Somente o estado do Piauí teve contribuição inferior: 4,1%.
A composição do seu PIB é a seguinte:
Agropecuária: 4,6%.
Indústria: 30,6%.
Serviços: 64,8%.
A agricultura tem na cana-de-açúcar o principal produto. Outros cultivos importantes são: laranja, coco-da-baía, mandioca, milho, feijão, arroz, batata-doce, abacaxi, maracujá, banana, limão, entre outros.
A pecuária, por sua vez, não é muito expressiva, sendo composta por rebanhos bovinos, caprinos e criações de aves.
O estado possui recursos minerais importantes, como por exemplo: petróleo, gás natural, calcário e potássio, além da extração de sal marinho. A exploração de petróleo e gás natural tem impulsionado o setor industrial.
Sergipe é uma das nove unidades federativas que integram a Região Nordeste.
- A composição do seu PIB é a seguinte
Agropecuária: 4,6%.
Indústria: 30,6%.
Serviços: 64,8%.
A agricultura tem na cana-de-açúcar o principal produto.
Dados da exportação e importação do estado de Sergipe
Exportações – 111,6 milhões de dólares.