Descreva como é a flora do Cerado: *
Soluções para a tarefa
Resposta: Se bem que ainda incompletamente conhecida, a flora do Cerrado é riquíssima. Tomando uma atitude conservadora, poderíamos estimar a flora do bioma do cerrado como sendo constituída por cerca de 3.000 espécies, sendo 1.000 delas do estrato arbóreo-arbustivo e 2.000 do herbáceo-subarbustivo.
Resposta:
Flora do cerrado
Apresenta uma grande diversidade de aspectos visuais, podendo ir de campos abertos, sem árvores ou arbustos, até o chamado cerrado lenhoso, composto por densas florestas de galeria. A maior parte do território do cerrado é coberta por campos, onde se encontram gramíneas, arbustos e algumas árvores.
Explicação:Fauna e flora do cerrado
A fauna e flora do cerrado são extremamente ricas. O bioma é considerado a maior savana do mundo no que diz respeito à biodiversidade, sendo o habitat natural de várias espécies de animais e plantas.
Fauna do cerrado
São mais de 2.500 espécies animais presentes na fauna do cerrado, sendo que 28% dos répteis e 17% dos anfíbios são endêmicos do bioma. Isso significa que são nativas da região, sendo encontradas apenas no cerrado. Alguns animais são: jiboias, cascavéis, emas, seriemas, urubus-rei, araras, tucanos, gaviões, tatus, onças-pintadas, lobos-guará, lontras, tamanduás, macacos-prego, quatis, capivaras, entre vários outros.
Flora do cerrado
A flora do cerrado também não fica para trás. São mais de 10 mil espécies diferentes de plantas, sendo que muitas outras ainda não foram catalogadas. Apresenta uma grande diversidade de aspectos visuais, podendo ir de campos abertos, sem árvores ou arbustos, até o chamado cerrado lenhoso, composto por densas florestas de galeria.
A maior parte do território do cerrado é coberta por campos, onde se encontram gramíneas, arbustos e algumas árvores. Dependendo da formação do relevo e da composição do solo, podem ser classificados entre campo de cerrado e campo limpo.
As maiores árvores do cerrado chegam a cerca de 15 metros de altura, com estruturas irregulares e retorcidas. Acima dos 25 metros, é possível encontrar algumas árvores nas áreas de mata ciliar. Chapadas arenosas e campos rupestres do interior do Brasil podem apresentar ainda cactos, bromélias e orquídeas.
Desmatamento do cerrado
O cerrado é um dos biomas mais atingidos pelo desmatamento e pela ação humana no Brasil. Desde a década de 1970, com o avanço do agronegócio, vastas áreas de cerrado vêm sendo destruídas para dar lugar às plantações, principalmente, de soja.
Para alguns estudiosos, a extinção do cerrado já é irreversível, podendo chegar a seu fim já próximo do ano de 2030, se for mantido o ritmo de desmatamento do bioma. Essa previsão é muito preocupante, uma vez que o desaparecimento do cerrado significaria um forte comprometimento no abastecimento de água em todo o Brasil. Isso porque o bioma abriga aquíferos e mananciais que abastecem todas as grandes bacias brasileiras.
Com grande biodiversidade e importância na ecologia brasileira, o cerrado é sem dúvidas um dos biomas mais ricos do mundo. Entretanto, no atual ritmo de destruição do mesmo, é fundamental investir em políticas de conservação da fauna e da flora presentes na região.
Curtiu nosso post? Então aproveite para conferir nossos exercícios de Geografia. Fique ligado também para as videoaulas sobre a disciplina! E se quiser se aprofundar mais nos estudos, não deixe de conferir nosso Plano de Estudos.
Espero ter ajudado!!!