Geografia, perguntado por joaopaulosantos0299, 9 meses atrás

descreva como deve ser uma sociedade urbano-social bem desenvolvida.​

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Respondido por handreynajulia
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Resposta:

A relação entre questão urbana e questão social tem sido explorada historicamente por diferentes autores. Essas questões dizem respeito à utopia do "viver juntos" nas modernas sociedades urbano-industriais e às formas de solidariedade e proteção que se constituem na base do tratamento da questão social, sobre uma realidade social marcadamente desigual. Ambas as questões têm acompanhado os fundamentos sociológicos da modernidade sobre o vínculo social, as formas de integração social, coesão social e cidadania, em toda a sua formação. O que estabelece essa relação são as implicações da questão social sobre o território, ou melhor, como as formas de viver, trabalhar, produzir e reproduzir impactam sobre um dado território, na forma de segregação, periferização etc., qualificando a natureza da questão social e as formas de sociabilidade urbanas. Isso não significa apenas um exercício mecânico de "localização espacial" do social, aqui entendido como sociedade, mas supõe entender as variáveis do território e do espaço como elementos intrínsecos à formulação da "questão social" clássica e também a sua complexidade hoje: como o processo de hierarquização social e as desigualdades se expressam sobre a morfologia urbana, sobre a acessibilidade dos mais pobres às condições de moradia, trabalho e serviços públicos.

Desde A riqueza das nações, Adam Smith (1776) oferece um campo conceitual dessa relação, orientando a representação filantrópica, estética e, ao mesmo tempo, repressiva da pobreza, particularmente pelo processo de urbanização das sociedades industriais. A interpretação de Smith, sobre a "massa de homens sem propriedade, vista como o(s) inimigo(s) da ordem pública", expressa um tipo de representação até hoje prevalecente, que articula o processo de empobrecimento em massa que acompanhou a constituição dos mercados de trabalho capitalista a uma visão repressiva da pobreza urbana ou à ideia de uma ordem social regulada pelos proprietários.

Se o adensamento populacional e a organização do trabalho fabril constituíram elementos estruturantes das cidades modernas no século XIX, no plano político a cidade se articula ao âmbito do público, já que é lócus da "civitas" e da "res-publica", o que torna possível a convivência e o intercâmbio, o encontro e o diálogo entre sujeitos com interesses diversos e contraditórios (Sjoberg, 1960; Mumford, 1961;Weber, 1982 apud Duhau, 2001, p. 41). A relação entre cidade e "espaço público" constitui, portanto, outra dimensão importante para uma sociedade fundada no contrato social. "Nestes espaços instauram-se possibilidades de ação pela presença coletiva dos atores sociais e pelo registro dessa presença dramatizada em espetáculo." (Bresciani, 2002, p. 30).

No século XIX, a questão social emerge das contradições e do debate entre socialistas e liberais, quando os primeiros questionam o caráter formal das liberdades políticas do liberalismo e os limites da autonomia e da liberdade pregados pelo individualismo liberal: "será que o indivíduo que não come e não dispõe de meios para ganhar a vida é verdadeiramente livre?", indagam os socialistas. A essa questão os liberais europeus responderam com um conjunto de mediações institucionalizadas do "direito de obter do Estado, por leis sociais, o mínimo de recursos que torne possível uma vida decente, no nível tolerável da riqueza coletiva." (Cf. Aron, 1969). Segundo Aron, esses direitos sociais não se opõem ao direito-liberdade, mas são condições para o seu exercício, ou seja, eles condicionam a liberdade política. Nesse sentido, as políticas e os direitos sociais constituem-se em mediações institucionais que visam a assegurar a cada um as condições materiais de vida, permitindo a cada cidadão exercer seus direitos sociais e cívicos no âmbito do Estado-nação. É no âmbito desse debate e tendo em vista as condições objetivas da urbanização e os riscos inerentes às novas condições de reprodução social dos trabalhadores nas áreas urbanas que a "questão social" se mescla com a "questão urbana", em seus desdobramentos quanto aos mecanismos de formação de uma solidariedade nacional e uma responsabilidade pública operadas pelo Estado.

Explicação:

espero ter ajudado


joaopaulosantos0299: obrigado
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