Descreva As Três Leis De Newton E Dê Um Exemplo de Como Presenciamos cada Uma Delas.
Soluções para a tarefa
A Primeira lei de Newton ou lei da inercia, diz que a tendências dos corpos quando nenhuma força é exercida sobre eles é permanecer em seu estado natural, ou seja repouso ou movimento retilíneo e uniforme.
A Segunda Lei de Newton diz que a foça resultante que age sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração. "A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração adquirida".
A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a. Durante seus estudos, Isaac Newton percebeu que a toda ação correspondia uma reação.
Exemplo da Primeira Lei de Newton
O exemplo mais simples, do ponto de vista da observação da inércia dos corpos, é aquele dos passageiros num veículo. Quando o veículo é brecado, os passageiros tendem a manter-se no seu estado de movimento. Por isso, as pessoas "vão para a frente" do ônibus quando este é brecado.
Exemplo da Segunda Lei de Newton
Uma mulher aplica uma força que produz uma aceleração proporcional a essa força para mover o carro.
A aceleração produzida aumenta quando adicionada ao sistema a força aplicada pelo garoto.
Exemplo da Terceira Lei de Newton
Um foguete para entrar em órbita aplica uma constante ação de forças, sobre o ar atmosférico, e em reação à esta força o foguete é impulsionado para cima. Note que quando já em órbita o foguete só necessita de propulsão para alterar sua rota, pois como prevê a 1º Lei de Newton o corpo irá permanecer em movimento, para mudar sua rota no espaço o foguete aplica uma força para o lado oposto que necessita ir, e pela 3º Lei de Newton é direcionado para o outro lado.