História, perguntado por menezesdemoraesbrend, 1 ano atrás

Descreva as razões de desigualdade social na Idade Média e Nos dias de hoje


Me ajudem por favor!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por TheBestDumbGenius
14

R: A desigualdade social é algo que caminha ao lado da humanidade há bastante tempo . Desde séculos passados há a presença de hieraquias sociais, um exemplo clássico disso é na Idade Média: em relação ao sistema feudal, havia divisão entre clero,nobres e servos. Apesar de quase nada se relacionar com o sistema capitalista é nitido a presença da desigualdade social em que os mais poderosos (clero e nobreza), possuiam muito e os servos quase nada. Dentro deste sistema feudal a justificativa disso era porque Deus quis que a pessoa nascesse servo ou nobre, por isso frequentemente a aceitação da parte do servo de ser servo era comum.

Hoje em dia, desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.

Explicação:


menezesdemoraesbrend: Obrigada❤❤
TheBestDumbGenius: de nada
Respondido por EduardoPLopes
4

Na Idade Média havia desigualdades sociais estabelecidas pelos critérios hierárquicos de nascimento, de modo que alguém que fosse filho de um nobre teria direitos e deveres diferentes de alguém que fosse filho de um camponês.

Um exemplo que ilustra isto é o fato de que havia diferentes punições para um nobre que assassinasse um camponês (mais brandas) e para um camponês que assassinasse um nobre (mais pesadas).

hoje as diferenças se dão sobretudo no campo econômico, não havendo discriminação legal de pessoas por origem ou nascimento, mas profundas diferenças nos indicadores sociais (educação, expectativa de vida e qualidade de vida, etc) entre ricos e pobres.

Perguntas interessantes