História, perguntado por Rebek6acarluhcoh, 1 ano atrás

Descreva as principais heresias medievais estudadas

Soluções para a tarefa

Respondido por alexsander16
9
Bom era ,dependendo da época e lugar Heresia é tudo ou idéias contrarias ,defendidas e difundidas ,contra à doutrina e dogmas das autoridades Católicas ou eclesiástica e por extensão sarcedotal de outras religião.Até a reforma protestante foi considerado Heresia na época que foi feita,divulgação de artigos cientificos também.mais vamos ficar só com as Heresias ainda consideradas pela Igreja. os 1º hereges ou heresias surgiram entre correntes da igreja primitiva,contraria a corrente Romana que deu origem ao culto Católico: 

-GNOSE; apesar de a filosofia Gnostica ou Gnosticismo já existir anterior ao cristianismo,ela encontrou muitos adeptos e foi adaptada por um grande numero dos 1º Cristãos,sua idéia central era a salvação só era possivel atravez do auto-conhecimento,o total desprezo pelo mundo matérial pregava o dualismo,no qual para eles o inferno era esse mundo,que foi criado por um deus maligno(que não era o diabo,eles não reconheciam a figura do diabo),só atraves do auto-conhecimento você se libertaria desse mundo e iria para o mundo espiritual do deus Bom. 
-MANIQUEÍSMO OU MANIQUEÍSTA; filosofia religiosa sincrética e dualística, combinando elementos do Zoroastrismo, Cristianismo e Gnosticismo, 
-NESTORIANISMO;negava a trindade e que Jesus era apenas Humano e não tinha parte divina,que deus era somente deus,é que Maria era apenas mãe de Jesus. 
-DONATISMO;seu rigorismo negava a admissão de que havia se apostado durante a persseguições e admitia praticas em seus culto de rituais Celtas,criticavam duramente a doutrina católica romana. 
- CATARISMO;pregava o dualismo gnostico misturado com o maniqueísta,foi por causa do catarismo que foi criado o tribunal do santo oficio,POIS CRITICAVA DURAMENTE A RIQUEZA E OPULENCIA DO CLERO CATÓLICO. 
-ADOPCIONISMO; é uma visão teológica do Cristianismo Primitivo, que professa que Jesus nasceu humano, tornando-se posteriormente divino por ocasião do seu batismo, ponto em que foi adotado como filho de Deus. 
-PELAGIANISMO;reijeitava o pecado original,que eles afirmavam que nunca existiu e defendia a vontade dos homens sobre a de deus. 
-MONARQUIANISMO, ou Monarquismo; como é algumas vezes chamado, é uma série de crenças que enfatizam a Unidade Absoluta de Deus. A crença conflita com a doutrina da Trindade, que vê em Deus uma unidade composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Os modelos propostos pelo monarquianismo foram rejeitados como heréticos pela Igreja Católica. 
-ARIANISMO;negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus, que os igualasse, fazendo do Cristo pré-existente uma criatura, embora a primeira e mais excelsa de todas,que encarnara em Jesus de Nazaré. Jesus então, seria subordinado a Deus, e não o próprio Deus. Segundo Ário só existe um Deus e Jesus é seu filho e não o próprio.Ao mesmo tempo afirmava que Deus seria um grande eterno mistério, oculto em si mesmo, e que nenhuma criatura consegueria revelá-lo, visto que Ele não pode revelar a si mesmo. 
-SABELIANISMO ou Modalismo;ensina que Deus, o Pai é a única pessoa da Divindade, como o fazem a Unicidade Pentecostal hoje. Seus ensinos propõem que Deus, o Pai, e Jesus são o mesmo. De acordo com sua crença, os termos "Pai" e "Espírito Santo" descrevem ambos o Deus que habitou em Jesus. Foram os detratores da doutrina que chamaram esta doutrina de "Só Jesus". Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes