Geografia, perguntado por Isabella04Post, 1 ano atrás

Descreva as principais características dos rios abaixo:

a) Congo
b) Zambeze
c) Níger

Soluções para a tarefa

Respondido por lucihellirodrigues
1
Rio Congo

Segundo colocado em extensão na África com 4.700km e sétimo maior do mundo, chegando a ser o segundo em nível mundial quando o assunto é volume líquido. A nascente acontece no Vale RIFT, recebe volume de água considerável no Lago Tanganica e deságua no Oceano Atlântico. No percurso podem ser encontradas diversas cachoeiras e belezas naturais singulares. Há trechos próprios para a navegação, interligando o rio com outras localidades. Existem barcos de grandes tonelagens navegando principalmente na República Democrática do Congo.

Pode também ser chamado de Rio Zaire. Em 1483 recebeu a visita do primeiro explorador europeu de origem portuguesa chamado de Diogo Cão. O nome foi recebido por causa do Reino do Congo, nome antigo da região que percorre a bacia. Como a nação congolesa tem poucas estradas e ferrovias o fluxo comércio é dependente da navegação.

Rio Níger

Está na terceira posição entre os rios mais extensos da África com 4.180km. Deságua no Golfo da Guiné após nascer no Planalto Guiné. Nascente situada em plena fronteira de Guiné com Serra Leoa. Passa por Mali e Benim até desaguar no Golfo Guiné, presente na Nigéria, composto por um delta gigante. Teve importância fundamental na história por proporcionar abastecimentos das caravanas europeias.

Suas águas estão reguladas de forma regular nas barragens. Em Mali e na Nigéria tem importância não somente por causa da irrigação proporcionada à agricultura como também pela energia hídrica. Interessante notar que por causa da alta demanda da irrigação os recursos do Níger estão pressionados, gerando impactos diretos no clima das regiões que estão na beira da extensão do rio.

O rio Zambeze tem de comprimento 2574 quilómetros, e é o quarto rio de África, em comprimento. A sua bacia hidrográfica estende-se por quase 1.400.000 quilómetros quadrados. Nasce na Zâmbia, perto da fronteira da República Democrática do Congo e de Angola, atravessa o leste deste país, na sua marcha para sul, e vai bordejar a Namíbia, na faixa de Caprivi, e o Botswana, para depois seguir para leste, servindo de fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe, para finalmente entrar em Moçambique e ir desaguar no Oceano Índico. Atravessa assim seis países, e a sua bacia hidrográfica estende-se por sete. O seu percurso é muito acidentado, o que dificulta a navegação. São notáveis as cataratas de Vitória (Mosi-oa-Tunya, O Fumo que Troveja, é o nome tradicional que os habitantes locais lhe dão), Chavuma, na fronteira da Zâmbia com Angola e Ngonye, também na Zâmbia.
Perguntas interessantes