História, perguntado por ketytrein, 1 ano atrás

descreva as principais caracteristicas do absolutismo portugues.

Soluções para a tarefa

Respondido por kauane11
4
Em [[Portugal]], a [[burguesia]] composta em [[mesteirais]] juntamente com as classes populares da cidade de [[Lisboa]], ajudaram [[João I de Portugal|D. João I]], a conquistar o poder nas [[cortes de Coimbra de 1385]], representando a vitória da classe mercantil, que iria patrocinar os [[Descobrimentos portugueses]], tendo como conseqüência o pioneirismo português na [[expansão marítima]]. 

A [[Espanha]] conheceu em 1469 a [[Reconquista|unificação política]] com o casamento da rainha [[Isabel de Castela]] com o rei [[Fernando de Aragão]]. Unificado, o reino espanhol reuniu forças para completar a expulsão dos mouros e, com a ajuda da burguesia, lançar-se às grandes navegações marítimas. 

Na [[França]], o longo processo de centralização do poder monárquico atingiu seu ponto culminante com o rei [[Luís XIV de França|Luís XIV]], conhecido como "Rei Sol", que reinou entre 1643 e 1715. A ele atribui-se a célebre frase "o Estado sou eu". Ao contrário de seus antecessores, recusou a figura de um "[[primeiro-ministro]]", reduziu a influência dos [[parlamento]]s regionais e jamais convocou os [[Estados Gerais]]. 

Na [[Inglaterra]], o absolutismo teve início em 1509 com [[Henrique VIII da Inglaterra|Henrique VII]], que apoiado pela burguesia, ampliou os poderes monárquicos, diminuindo os do [[Casas do Parlamento|parlamento]]. No reinado da Rainha [[Isabel I de Inglaterra|Isabel I]], o absolutismo monárquico foi fortalecido, tendo iniciado a expansão marítima inglesa, com a colonização da América do Norte. Contudo, após a [[Guerra Civil Inglesa]], o Absolutismo perdeu força em Inglaterra, com o rei gradualmente perdendo poderes em favor do Parlamento. A Revolução de 1688 - a "''Glorious Revolution''" - pôs um ponto final no absolutismo régio Inglês.
Respondido por Lalafabiane
19
Em portugal, este regime político teve um percurso firme e pacífico, não deve ser confundido com deportia ou tirania. No absolutismo português o rei era clamado e não ungido ou sagrado, obrigado a prestar o juramento pelo qual se comprometia respeitar a população, as leis da igreja e os privilégios costumes do rei.
Perguntas interessantes