descreva as medidas econômicas adotadas por Lênin e Stalin, respectivamente na criação da:
a- Plano quinquenal
Soluções para a tarefa
Explicação:
A subida de Stálin ao poder notabilizou o começo de uma proposta política econômica fundamentada na desistência da NEP e na implantação dos planos quinquenais. Esse plano foi organizado pela Gosplan (Setor responsável por estabelecer os Planos Quinquenais soviéticos) que possuía a missão de planejamento econômico, com objetivo de converter a União Soviética em uma nação socialista atual e industrializada.
Os dois primeiros planos quinquenais ocorridos entre os anos de 1928-1933 determinaram dois objetivos fundamentais:
• Procurou aumentar a produção de formal integral, encorajando a industrialização de bens de produção (siderurgia, maquinaria etc.) e não de consumo.
• No meio rural foi estabelecido a coletivização agrícola, inserindo dois modelos de instituições rurais: os Sovkhozes (fazendas estatais) e os Kolkhozes (cooperativas).
Com o segundo plano quinquenal (1933) os indícios de desenvolvimento eram expressos com clareza.
• A indústria de base crescera aproximadamente sete vezes em relação a 1928;
• A indústria de bens de consumo cresceu quatro vezes;
• Foi nesse período que se construiu o metrô de Moscou.
O terceiro plano quinquenal ocorrido no ano de 1938 tinha como objetivo fazer crescer a indústria especializada dando destaque a química. Contudo, o plano não foi colocado em prática devido ao surgimento da Segunda Guerra Mundial.
No aspecto político, Stálin tornou sólido o seu poder passando a assumir total controle do Partido Comunista, transformando-se na máxima autoridade que supervisionava todos os sovietes (Conselhos de trabalhadores em vários segmentos da Rússia, que motivou a participação popular).
Os bolcheviques, em 1918, adotaram o nome de Partido Comunista Russo, o qual em 1952, recebeu a denominação de Partido Comunista da União Soviética (PCUS.) No plano externo, a União Soviética foi identificada por diversas nações capitalistas, possuindo harmonia na convivência internacional.