Descreva as duas explicações sobre a origem de Roma: a mitológica e a histórica.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A história de Roma, ainda que exaustivamente estudada e interpretada por arqueólogos e historiadores por intermédio de fontes materiais confiáveis, necessita das narrativas mitológicas para ser bem compreendida. A origem da cidade e o chamado período monárquico, que compreende um arco temporal de pouco mais de duzentos anos, indo desde aproximadamente 753 a.C. até 509 a.C., quando foi instituída a República, estão permeados pelos mitos. Esses mitos procuram esclarecer as “raízes” da fundação de Roma e o seu desenvolvimento. Tais narrativas centram-se nas figuras dos irmãos gêmeos Rômulo e Remo.
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
Resposta:
Olá,
Entre as explicações para a origem de Roma, podemos começar com a mitológica, onde dois bebês foram abandonados e que foram encontrados e cuidados por uma loba, que os amamentou.
Quando cresceram, os jovens decidiram criar uma cidade, mas por possuírem desavenças, Rômulo acabou matando seu irmão, Remo. Posteriormente ocorreu a fundação da cidade de Roma, nome que homenageia seu fundador.
Historiadores acreditam que a fundação da cidade de Roma ocorreu em 753 a.C, que foi resultado da mistura de três povos: os etruscos, italiotas e gregos. Vários pastores e agricultores da região deram início a formação da cidade, que começou sob a forma de uma monarquia.
Espero ter ajudado!
Explicação: