Descreva as diferenças entre crescimento e desenvolvimento econômico, explicando ainda que pontos devem ser observados como características do processo de desenvolvimento econômico.
Soluções para a tarefa
Qual a diferença entre Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um país com alto crescimento econômico nem sempre é um país bem desenvolvido, pois o primeiro não garante o segundo, isto porque, desenvolvimento e crescimento econômicos não são sinônimos. Para que possamos estabelecer a diferença entre eles, faz se necessário conceituá-los: Crescimento Econômico: Aumento da capacidade produtiva (bens e serviços) da Econom ia de uma determinada região, seu índice de crescimento anual é m edido por meio do Produto Interno Bruto (PIB), este é calculado a partir da soma de todos os produtos e serviços f inais em um certo período de tempo, assim como pelo aumento da força de trabalho, pelo grau de ino vações tecnológicas e pela contabilidade da Receita P ública (taxas, impostos, contribuições e outras f ontes de recursos) p oupada e investida. Desenvolvimento Econômico: Associado ao Crescimento Econômico, p orém com o acréscimo da melhoria da qualidade de vida da população, combinando aumento da produção de bens e serviços com a distribuição de renda. Este Desenvolvimento é medido por meio do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e levam em consideração indicadores de educação, saúde, renda e pobreza, tais como: mortalidade infantil, nível de industrialização, grau de dependência externa, esperança d e vida média, potencial cientifico e tecnológico, grau de escolaridade e alfabetização, assim como condições sanitárias. Atualmente, e ste índice é o mais utilizado par a comparar o desenvolvimento de d iferentes economias, o IDH varia entre 0 e 1, a lguns pa íses do Norte da Europa como a Noruega e a Su íça possuem o IDH próximos a 0,95, enquanto que m uitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6. O Desen volvimento de ca da país depende de suas características próprias, entre elas: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cu ltura, população e riquezas naturais. Colocação no Ranking de IDH de alguns países: (Dados do PNUD referente ao ano de 2013) 1º - Noruega - 0,944 2º - Austrália - 0,933 3º - Suíça - 0,917 4º - Holanda - 0,915 5º - Estados Unidos - 0,914 6º - Alemanha - 0,911
7º - Nova Zelândia - 0,910 8º - Canadá - 0,902 9º - Cingapura - 0,901 10º - Dinamarca - 0,900 79º - Brasil - 0,744 No Brasil, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) f oi criado pela Lei 10.683, em 28 de m aio de 2003, sendo o órgão responsável po r assessorar o Presidente da República na formulação de Po líticas Púb licas e diretrizes especificas p ara garantir e for talecer o país no que diz respeito às ações sociais e econômicas. Desta f orma, podemos concluir que o Desenvolvimento E conômico é ma is qualitativo, ou seja, em uma mudança de perspectiva o foco é transferido da renda (capital) para o Ser Human o, no que se ref ere em oportunidades e desenvolvimento de suas po tencialidades, sendo a renda importante, mas não um fim, visto que pa ra atingir o avanço na qualidade de vida das pessoas h á de se observar aspectos sociais, culturais e políticos.