História, perguntado por gislenefferreip7y7t2, 1 ano atrás

Descreva as causas da revolta dos sipaios e da guerra de opio?

Soluções para a tarefa

Respondido por TiagoLts
2
CIPAIOS

- Os britânicos obrigaram jovens indianos a participarem do exército da Companhia Britânica das Índias Orientais. Estes jovens soldados, que ficaram conhecidos como cipaios, tinham como função principal garantir a proteção das atividades comerciais britânicas na Índia. 

- Como as condições de trabalho dos cipaios eram péssimas, inclusive com baixíssimos salários, o sentimento de revolta que já era grande, aumentou ainda mais.

- Diferenças étnicas, culturais e religiosas entre os oficiais britânicos e os soldados indianos (cipaios).

- Revolta dos soldados indianos com os cartuchos usados num novo rifle britânico. Havia rumores que estes cartuchos eram revestidos por uma película (espécie de graxa) de origem bovina. Como no hinduísmo a vaca é um animal sagrado, este fato gerou muita revolta e acabou sendo o estopim para o conflito. 


ÓPIO(1 guerra)

No início do século XIX, as nações europeias só tinham autorização do governo chinês para fazer comércio através do porto de Cantão. O governo chinês também proibia os europeus de comercializarem seus produtos diretamente com os consumidores chineses. Havia intermediários (funcionários públicos) que estabeleciam cotas de produtos e preços a serem cobrados.

 

A Grã-Bretanha, em plena Segunda Revolução Industrial, buscava avidamente mercados consumidores para seus produtos industrializados, porém as medidas protecionistas chinesas dificultavam o acesso dos britânicos ao amplo mercado consumidor chinês.

 

Como não conseguiam ampliar o comércio de mercadorias com os chineses, os ingleses passaram a vender ópio, de forma ilegal, para a população da China como forma de ampliar os lucros. O ópio, cultivado na Índia (colônia britânica) era viciante e fazia muito mal a saúde. Em pouco tempo, os ingleses estavam vendendo toneladas de ópio na China, tornando o vício uma epidemia. O governo chinês chegou a enviar uma carta para a rainha Vitória I da Inglaterra protestando contra este verdadeira tráfico de drogas mantido pelos ingleses.

 

Mesmo com os protestos do governo chinês, os ingleses continuaram a vender ópio na China. Em 1839, como forma de protesto, o governo chinês ordenou a destruição de um carregamento de ópio inglês. O governo britânico considerou o ataque uma grande afronta aos seus interesses comerciais e ordenou a invasão armada à China, dando início a Primeira Guerra do Ópio.

 

Os britânicos invadiram e dominaram a China. A guerra terminou com a derrota chinesa em 1842.

ÓPIO (2 guerra)

Foi uma continuação da Primeira Guerra do Ópio, porém a Inglaterra contou com a França e a Irlanda como aliadas contra os chineses.

 

O conflito armado começou logo após funcionários chineses revistarem um navio britânico. Como os chineses já não estavam respeitando algumas cláusulas do Tratado de Nanquim, os britânicos resolveram atacar novamente a China que saiu derrotada mais uma vez. Os ingleses e franceses impuseram o Tratado de Tianjin a derrotada China.


gislenefferreip7y7t2: obg
TiagoLts: dnd S2
Perguntas interessantes