Descreva as características sociais, econômicas , físicas, culturais e políticas de cada região do território brasileiro.
Soluções para a tarefa
ASPECTOS FÍSICO-NATURAIS
Relevo: é antigo e apresenta altitudes modestas. Por se encontrar no meio da placa tectônica Sul-Americana, longe das regiões de encontro de placas, não possui dobramentos modernos em seu território (por isso as altitudes são baixas). Também não possui vulcões nem abalos sísmicos. Bacias sedimentares (como a do rio Amazonas) cobrem cerca de 58% do território.
Há também, em 36% do Brasil, escudos cristalinos – estruturas marcadas pela ocorrência de grandes jazidas de minerais metálicos, como a de Serra de Carajás, e de um relevo aplainado, como os marres de morros do Sudeste e os chapadões no Nordeste. No restante do território, aparecem os derramamentos basálticos, áreas que sofrem vulcanismo e foram cobertas por material magmático que se decompôs e deu origem à fértil terra roxa.
Clima: de forma geral é quente e úmido, com exceção do sul (sub-tropical, menos úmido e mais frio). As regiões próximas à linha do Equador registram variações do clima equatorial (como o úmido e o super-úmido). Nas regiões restantes, há variações de clima tropical – como o tropical de altitude, o tropical típico e o tropical continental.
Recursos naturais: grandes formações vegetais, como a floresta amazônica, propiciam grande variedade de produtos a explorar para diversos fins: da madeira aos frutos, da alimentação familiar à indústria cosmética e médica. Recursos minerais também são numerosos e muito importantes economicamente, com destaque para o petróleo, ferro, manganês e água, tendo o Brasil as maiores reservas desses produtos.
ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E HUMANOS
População: com 190 milhões de habitantes, o Brasil tem a quinta maior população do mundo, mas apresenta baixas densidades populacionais – devido à grande extensão do seu território. Os brasileiros se concentram ao longo do litoral, principalmente na zona da mata nordestina e na região sudeste. A partir da década de 1940, houve intensa migração para as cidades, gerando crescimento urbano (hoje, a maior parte da população é urbana) e diminuição das taxas de natalidade e de mortalidade. A maior parte da população é jovem ou adulta, caminhando para o envelhecimento.
Economia: maior economia da America Latina e uma das dez maiores no mundo. Grande exportador de produtos agropecuários e minerais, os setores primário e secundário geram a maior parte das riquezas, mas o terciário é o que mais emprega. No setor primário destacam-se a produção de soja, laranja, cana-de-açúcar e gado. No setor secundário, chama atenção a produção automotiva, aeronáutica e têxtil, além da indústria extrativista mineral (com petróleo, ferro, manganês e alumínio). O setor terciário apresenta grande informalidade, pois a modernização dos outros setores criou contingente de desempregados que não totalmente absorvidos pelo setor de serviços.
Política: o Brasil é uma república federativa presidencialista com separação entre os três poderes (executivo, legislativo e judiciário). O mandato presidencial tem quatro anos, com possibilidade de reeleição. Desde 1988, o país segue a mesma constituição, sua lei máxima, cujo cumprimento é assegurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) assegurar seu cumprimento.