História, perguntado por marlucedasilvap8sqcd, 10 meses atrás

Descreva as características do
Capitalismo do capitalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por ivinaaline
80

São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. ... Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo.

Respondido por LeticiaGadelhaADM
3

Propriedade privada: No sistema capitalista os indivíduos podem ser donas de suas propriedades privadas dos meios de produção (daquilo que pode gerar riquezas). Por exemplo: escolas provadas, indústrias e fazendas. E o estado, por meio de leis, tem obrigação de defender a propriedade privada.

Relação de trabalho: o trabalho assalariado é predominante e substituiu as relações servis e escravocratas dos séculos de feudalismo. O trabalho assalariado no capitalismo é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema. Como a classe dos trabalhadores é muito maior que a classe dos burgueses, é imprescindível que eles possam consumir, caso contrário, faltaria demanda.

Objetivo: O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção: fábricas, comércio, agricultura. Para a maximização do lucro é comum que os donos dos meios de produção reduzam ao máximo os custos de suas atividades e elevem os preços dos produtos ou serviço o quanto for possível.

Meios de troca: o principal meio de troca é o dinheiro, que facilitou bastante o comércio. Outros meios de troca são o cheque e o cartão de crédito, em que é possível movimentar um fundo em dinheiro depositado no banco.

Funcionamento da economia: Em uma economia de livre mercado, os bens e serviços são distribuídos de acordo com a lei da oferta e demanda e há pouca interferência do Estado. Segundo essa lei, para os produtores, ou seja, para aqueles que produzem e vendem os bens, quanto mais alto o preço do produto, mais interesse ele tem em vendê-lo e por consequência, maior a quantidade ofertada. Se o preço do produto for muito baixo, os produtores vão ter pouco estímulo a permanecer no mercado, pois terão baixos lucros.

Sociedade dividida em classes: no capitalismo, existem duas classes sociais: os capitalistas ou donos dos meios de produção (fazendas, bancos, indústrias, etc.) e os trabalhadores, ou proletários (trabalhadores que vendem sua força de trabalho aos capitalistas em troca de salário). No sistema capitalista os dois não ganham igualmente, e isso gera a desigualdade social, muitos com pouco e pouco com muitos, pois nos paises capitalistas o número de pobres é maior que o número de ricos. Os donos das propriedades estão em classe mais alta enquanto os trabalhadores em classes mais baixas.

Livre concorrência: No capitalismo acreditasse que a uma relação entre compradores e vendedores e que essa relação se consolidaria na existência de uma concorrência, nessa característica o comprador vê onde estar o melhor custo benefício (consumir o melhor produto pelo menor preço). Quando há um intensa competição entre os capitalistas, aquele que reduzir os preços, conseguirá vender mais.

Perguntas interessantes