Descreva as características das construções medievais fazendo um paralelo para comparar o estilo Românico com o Gótico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Características do estilo Românico
As construções, geralmente feitas em pedra, agregavam algumas características singulares como por exemplo: grande espessura de paredes, pouca iluminação interior com a presença de poucas janelas.
Características do Gótico
As construções arquitetônicas góticas são majoritariamente altas, ou seja, nota-se uma forte presença da verticalidade, em detrimento da horizontalidade românica, o que indicava a necessidade de permanecer cada vez mais perto de Deus. A espessura das paredes, uma vez que surgem mais finas e leves; o aumento do número de janelas e vãos nas construções, que permitiam a maior entrada da luz; o aumento do número de portais de entrada, cerca de três em cada construção; o arco também se diferenciava com o uso do arco de volta-quebrada e as ogivas.
Resposta:
A Idade Média foi um período de ascensão para a arquitetura europeia onde tendo seu poder centralizado nas mãos da Igreja Católica, maior e mais influente instituição da época, foi fortemente influenciada pela mesma e por suas doutrinas de teocentrismo onde o homem europeu via em Deus o centro de todo o seu universo.A arquitetura religiosa cristã então dominou a cena arquitetônica da época com suas imensas construções, vidraças coloridas, grandes torres e templos cada vez mais grandiosos, o que marcou um período importante da história da arte. A grandiosidade das igrejas servia como lembrete para o homem medieval de que ele era pequeno diante de Deus. No início as igrejas eram construções simples, com pouca elaboração, feitas de madeira que com o passar do tempo foi substituída pela pedra e carvalho. Já no século X as basílicas romanas passaram a servir de base para a construção de novas igrejas que reutilizavam elementos de suas antigas construções deixando-as ainda mais grandiosas e imponentes. É daí que surge o estilo de arquitetura romântico. Dois séculos mais tarde, mais especificamente na região Norte da França outro estilo arquitetônico se deu por conhecido, ele era caracterizado pela construção de estruturas mais leves com o uso de arcos de ogiva. Era conhecido então o estilo gótico.