Geografia, perguntado por eduardomuniz550, 1 ano atrás

Descreva as características da atividade agrícola na Índia

Soluções para a tarefa

Respondido por thi656
26
Em meados da década de 1960, mais de 80% da população indiana vivia no campo e trabalhava na agricultura.Quase 200 milhões de pessoas viviam em pequenas propriedades rurais com menos de um hectare, área que não é suficiente para sustentar uma família.Outros 100 milhões não possuíam terras e não tinham como sobreviver, a não ser trabalhando em troca de comida. 

O sistema de produção praticado nessas pequenas propriedades é conhecido como agricultura de jardinagem, e é usado também em outros países da Ásia.Esse nome deriva de sua principal característica: o trabalho braçal diurno, que lembra muito aquele desempenhado por um jardineiro. 

Um número relativamente reduzido de ricos proprietários de terras - 5 milhões - controlava mais da metade das terras agricultáveis do país. 

Nesse período ocorreu um movimento de modernização da agricultura mundial, especialmente nos países pobres, conhecido como Revolução Verde. 

Muitos países, entre os quais a Índia, passaram a usar herbicidas, fertilizantes, tratores e sementes selecionadas produzidos nos Estados Unidos para elevar a produtividade agrícola.Em pouco tempo produzia-se na Índia 35% mais de trigo, 25% mais de arroz e 40% mais de milho e quase 30% mais de cana-de-açúcar. 

Os defensores desse processo afirmavam que assim não faltariam mais alimentos e o povo indiano deixaria aquela situação de pobreza extrema. 

Mas ocorreu que a agricultura indiana ficou dependente da importação daqueles produtos de alta tecnologia.Além disso, os agricultores, para obterem mais lucro, passaram a plantar só os produtos mais valorizados pelo mercado externo, deixando de plantar aqueles que eram consumidos tradicionalmente pelos indianos. 

A Revolução Verde também foi criticada em muitos outros países, como no Brasil, no Chile e no México, que passaram pelo mesmo processo. 

UMA NOVA AGRICULTURA,MAS CHEIA DE PROBLEMAS 

Os problemas se avolumam até mesmo na moderna agricultura indiana.Todos os aparentes ganhos na produção conseguida com a Revolução Verde foram obtidos à custa da grande devastação promovida pelo uso intensivo do solo: mais de 7% das terras agrícolas férteis da Índia se esgotaram tornando-se imprestáveis. 

Além disso, a modernização da agricultura deixou os pequenos proprietários muito endividados nos últimos anos - a ponto de milhares deles cometerem suicídio porque perderam suas terras por causa das dívidas.Todos compraram máquinas e não conseguiram pagar, seja porque tiveram safras ruins, seja em virtude da queda do preço de seus produtos. 

Atualmente, os grandes produtores agrícolas dão preferência aos cultivos que lhes garantam mais lucros, como a cana-de-açúcar e o algodão, e vêm comprando as terras dos pequenos agricultores, que plantavam grãos para a própria alimentação.Esses agricultores pobres transformaram-se em mão de obra para as grandes fazendas ou migram para as cidades.
Respondido por pamelamartinsarthur
48

A agricultura indiana é predominantemente de subsistência, com o uso de instrumentos mais simples. São comuns a utilização do arado puxado por animais e o plantio manual.  Também é desenvolvida no país uma agricultura  comercial, realizada em grandes propriedades monoculturas, herança da época em que os ingleses colonizaram a região e produziam para o mercado externo.  A presença de solos férteis propicia o cultivo de produtos, como arroz, amendoim, chá, fumo, cana-de-açúcar, borracha, algodão, juta e especiarias.  O cultivo é realizado sobretudo nas planícies irrigáveis, com destaque para a Planície Indo-Gangética, por onde correm os rios Ganges e Indo é seus numerosos afluentes.

Perguntas interessantes