Descreva acerca das diferentes Revoluções Industriais e suas técnicas e tecnologias, de transporte, produção fabril e de comunicação.
Soluções para a tarefa
A primeira revolução industrial ocorreu em meados de 1765 e começou na Inglaterra, e sua marca registrada foi a mecanização de processos, a invenção de máquinas para acelerar e substituir o trabalho humano. A partir da mineração do carvão como nova fonte de energia, com o uso de locomotivas a vapor e a invenção de novos sistemas de transporte, como as locomotivas, que também são movidas a vapor, iniciaram-se os modelos de produção em massa.
Após a primeira revolução industrial, a tecnologia começou a acelerar o desenvolvimento. Com o surgimento da eletricidade e do petróleo como novas fontes de energia, a segunda revolução industrial começou em meados da década de 1970. O uso dessas novas fontes de energia e o desenvolvimento das indústrias química e siderúrgica levaram ao desenvolvimento e criação de novas invenções, como automóveis, telefones e rádios. Com exceção da organização industrial e do modelo de produção desenvolvido por Taylor e Ford, todos esses avanços são atribuídos ao desenvolvimento da indústria, que se baseia em grandes fábricas que receberam apoio financeiro e político.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o progresso tecnológico levou à descoberta de uma nova fonte de energia com maior potencial do que a anterior: a nuclear. Portanto, por volta de 1969, começou a terceira revolução industrial. Ocorre o surgimento de equipamentos eletrônicos, telecomunicações e computadores. Essas novas tecnologias também possibilitam a exploração espacial e a pesquisa no campo da biotecnologia. No campo industrial, além do modelo de produção denominado toyotismo (também conhecido como sistema flexível), a terceira revolução trouxe também a invenção de robôs e autômatos ou máquinas autônomas.
A revolução que vivemos se chama Indústria 4.0, e sua principal característica é a interligação de todas as etapas de produção. Baseada em um novo fenômeno tecnológico , a digitalização de informações e o uso de dados para tornar a indústria mais eficiente, esta nova revolução visa reduzir falhas e melhorar a sustentabilidade e lucratividade da indústria. Nesse sentido, um dos maiores avanços da Indústria 4.0 pode ser a superação das energias não renováveis, que é a base de outras revoluções industriais. Além do uso de fontes alternativas de energia, como eólica, solar e geotérmica, a economia de energia e recursos proporcionada pelas novas tecnologias pode ser um grande passo em direção a um futuro sustentável.