Ed. Física, perguntado por gabijunior083, 6 meses atrás

Descreva abaixo 5 exercícios físicos que estão presentes nas 4 classificações de ginástica​

Soluções para a tarefa

Respondido por ludalaurenn
1

Resposta:

1. Exercícios de resistência aeróbia

Esse grupo de exercícios também é conhecido como exercícios aeróbicos. Tratam-se daqueles movimentos rápidos e cansativos, que forçam o coração e os pulmões a realizarem um grande esforço. Dessa forma, eles fortalecem o músculo cardíaco, além de garantir outros benefícios, como a redução da gordura corporal e consequente emagrecimento.

Quem não pratica exercícios aeróbicos não deixa o coração resistente ao esforço. Assim, movimentos simples como subir alguns lances de escada são suficientes para gerar a sensação de fadiga.

Entre os exercícios aeróbicos, podemos destacar as caminhadas rápidas, corridas leves, natação, ciclismo, aulas como jump, step e assim por diante.

2. Exercícios de resistência muscular localizada

Talvez os exercícios de resistência muscular localizada sejam os menos conhecidos. Trata-se da capacidade de fazer um esforço repetitivo de intensidade média baixa sem se cansar. No dia a dia, nós usamos muito essa capacidade.  

A pessoa que vai limpar um vidro, por exemplo, costuma manter o braço levantado e fazer movimentos circulares. Ou seja, é um movimento repetitivo e de intensidade média baixa. Do mesmo jeito, nós poderíamos citar uma série de atividades da nossa rotina que exigem essa resistência.

Para desenvolver a resistência muscular localizada, é preciso trabalhar cada parte dos grupos musculares. Para isso, existem exercícios que no passado eram chamados de ginástica. Eles são feitos sem uma carga pesada, de preferência usando o peso do próprio corpo, mas com um volume maior de treino.

Um bom exemplo de exercício de resistência muscular localizada é o abdominal, que desenvolve essa resistência na região da barriga. A orientação do educador físico é muito importante para trabalhar esses diferentes grupos musculares.

3. Exercícios de flexibilidade

Os exercícios de alongamento ensinam os músculos a se esticarem e depois voltarem ao formato inicial. Dessa forma, quando acontece qualquer situação no dia a dia que exige esse estiramento, o músculo está preparado para fazer esse movimento sem sofrer. Isso é flexibilidade.

Já se os músculos não são flexíveis, eles ficam mais encurtados e rígidos. Assim, se aparece uma situação comum como esticar o braço para pegar um objeto lá no alto ou estender a perna para pular uma poça de água, aqueles músculos rígidos, que não estão acostumados a se esticarem, ficam mais sujeitos a lesões.  

A falta de flexibilidade também prejudica a postura, causa dores, impede a pessoa de realizar movimentos mais amplos, e assim por diante.

4. Exercícios de força

Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, os exercícios de força não são apenas para quem quer ficar com um corpo todo musculoso. Todos nós precisamos da força para realizar uma série de atividades.

O treino de força nada mais é que um estímulo para levar o músculo à sua capacidade máxima para peso ou carga. Além disso, ele traz outros benefícios, como a solução dos problemas relacionados a dores articulares.

Funciona assim: se o músculo é forte e você quer levantar o braço, por exemplo, os movimentos de contração são suficientes para produzir esse resultado.

Já se os músculos estão fracos, a articulação tem que fazer um esforço muito maior para produzir o resultado que a pessoa deseja, que é o movimento. É lógico que não existe uma causa única para as dores articulares, mas a falta de fortalecimento dos músculos é um dos fatores que contribui para esse problema.

Além disso, os músculos ajudam as pessoas a perderem peso. Se o corpo tem a massa muscular desenvolvida, esse tecido vai consumir mais energia ou a gordura acumulada. Por isso, até mesmo quando o indivíduo está em repouso, seu organismo consome calorias em um ritmo acentuado.

E ainda poderíamos citar outros benefícios, como o aumento da densidade dos ossos, melhora na tonificação ou firmeza dos músculos, redução no risco de diabetes, e assim por diante.

A principal forma de desenvolver a força é por meio do treino de musculação. Nesse caso, a pessoa utilizar o levantamento de peso para aumentar o volume das fibras musculares e, consequentemente, a capacidade desse tecido para suportar uma carga ou esforço.

Vale a pena lembrar que a musculação é benéfica em qualquer etapa da vida adulta. Ela é recomendada especialmente em uma faixa etária em que nem todas as pessoas realizam esse tipo de exercício — a terceira idade. Dessa forma, é possível preservar a massa muscular e evitar uma série de problemas causados pela perda de músculos e também favorecer a mobilidade.

Explicação:


gabijunior083: Obrigada!
ludalaurenn: de nada amiga
Perguntas interessantes