descreva a trajetória da atleta Rayssa Leal no esporte e sua caminhada até a medalha Olímpica. 15 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Jhulia Rayssa Mendes Leal, conhecida em todo o mundo como Rayssa Leal, é uma skatista brasileira especialista na modalidade street.
Ela nasceu em Imperatriz, no Maranhão, em 2008, e tem conquistado muitos resultados expressivos nos últimos anos. Em 2019, foi campeã brasileira e vice-campeã mundial.
Rayssa Leal começou a andar de skate aos 6 anos, por influência de um amigo de seu pai. Ela pediu e foi presenteada com um skate em seu aniversário. Nos anos seguintes, aprendeu várias manobras e passou a ser mais conhecida graças a vídeos postados na internet.
Num desses vídeos, Rayssa andava de skate vestida de Sininho, a personagem de Peter Pan, e acertou um heelflip. Assim, não demorou para que ela passasse a ser chamada de “Fadinha do skate”.
Apesar de todo o sucesso, Rayssa admite que sofreu preconceito até mesmo de familiares por decidir andar de skate. “Nunca desista dos seus sonhos. Comecei a andar de skate com apoio dos meus pais, mas muitas pessoas, até mesmo da minha família, quiseram me parar”, afirmou
“Eu andava com minha prima, que parou por causa do preconceito da minha família. E eu nunca deixei isso entrar na minha cabeça, porque não ficaria bem. Portanto, nunca desista de seus sonhos, mesmo que ninguém te apoie”, disse em entrevista ao Estadão, em 2019.
Apesar de ainda muito jovem, Rayssa Leal já tem um currículo invejável. Aos 11 anos, ela fez história ao se tornar a mais jovem skatista a faturar uma etapa da Street League Skateboarding (SLS). Ela venceu a disputa em Los Angeles, superando a também brasileira Pamela Rosa.
Em setembro de 2019, as posições se inverteram. No Mundial de Skate Street, disputado em São Paulo, Rayssa Leal foi vice-campeã mundial, atrás apenas de Pamela Rosa.
Rayssa liderou a prova até a quinta de sete rodadas. A partir daí, Pamela assumiu a ponta e não deixou mais escapar o título.
Segunda colocada na etapa de São Paulo e vencedora em Los Angeles, a maranhense havia ficado com o bronze na etapa de Londres. Também foi a quarta colocada na etapa de Mineápolis dos X-Games, em sua estreia no evento.
Além de ter sido vice-campeã mundial, Rayssa Leal foi campeã brasileira na modalidade street em 2019.
O título nacional foi conquistado pela Fadinha com o somatório de pontos das três etapas disputadas no ano: MInas Gerais, Bahia e São Paulo.
espero ter ajudado, deu mais de 15 linhas