Descreva a sociedade francesa na época da revolução francesa. Havia desigualdade social naquele momento ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com certeza.
Explicação:
Naquela época havia uma gigantesca desigualdade social. Pois, os trabalhadores urbanos, que trabalhavam nas fábricas, tinham condições horríveis de trabalho, e não ganhavam quase nada. Já os rurais não eram tão diferentes, eles trabalhavam por conta própria, porém não vendiam muito.
espero ter ajudado ;)
A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais:
1° estado – clero; cerca de 2% da população.
2° estado – nobreza; também 2% da população.
3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).
Essa divisão social na França tinha uma clara desigualdade social, uma vez que Primeiro e Segundo Estados possuíam privilégios que não se estendiam ao Terceiro Estado. O destaque vai para as isenções de impostos que ambas as classes possuíam e para o direito de alguns nobres de poderem cobrar impostos dos camponeses que trabalhavam em suas terras.
O Terceiro Estado, por sua vez, era um grupo bastante heterogêneo, isto é, composto por diferentes grupos, como a burguesia e os camponeses (os segundos correspondiam a 80% da população francesa).
Os camponeses viviam na pobreza ao passo que a aristocracia francesa vivia uma vida de luxo. Para os burgueses, os privilégios da aristocracia do país eram um entrave para o desenvolvimento de seus negócios. A desigualdade social é a primeira causa da revolução.