descreva a sociedade espartana
Soluções para a tarefa
Esparta, foi uma antiga polis grega, geograficamente localizada na região sudeste da Península do Peloponeso, é destacada por ser uma cidade militarista diferente de sua rival Atenas.
A cidade de Esparta foi fundada no século IX a C pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta.
Em Esparta a sociedade era dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. A sociedade estava composta da seguinte forma:
Esparcíatas: acreditavam ser descendentes de Hércules, eram os cidadãos de Esparta. Filhos de mães e pais espartanos, haviam recebido a educação espartana. Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos.
Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos. Moravam na periferia da cidade e não possuíam direitos políticos. Não recebiam educação, porém tinham que combater no exército, quando convocados. Eram obrigados a pagar impostos.
Hilotas: eram a maior parte da população, eram obrigados a trabalhar quase de graça nas terras dos esparcíatas. Não tinham direitos políticos e eram alvos de humilhações e massacres. Chegaram a organizar várias revoltas sociais em Esparta, combatidas com extrema violência pelo exército. As razões de uma nação militarista, deve-se à necessidade de defesa de uma região fértil, numa península de solo árido, e as constantes ameaças dos escravos, que poderiam se revoltar