Descreva a situação econômica e social dos Estados Unidos no início do século 20 até 1929
Soluções para a tarefa
Resposta:
No inicio do século 20, os estados unidos era próspero, um paradigma de consumo material, nações inteiras se miravam nos estados unidos em sua balança comercial, além de contarem com empréstimos, que o mesmo podia dar, claro que visando o retorno desses empréstimos das dividas externas de outros países, para seus bolsos.
No entanto, a euforia da economia veio acompanhada por uma forte onda especulativa do mercado financeiro. A esperança no lucro certo das empresas e negócios estadunidenses incentivava a população a investir sua renda na compra de ações. A classe média americana pode viver o seu sonho americano, casa nova e carro zero na garagem.
Mas, com o fim da primeira guerra a economia americana precisou dar uma freada, a taxa de desemprego aumentou drasticamente, o cidadão americano, acostumado com a estabilidade econômica, contraiu dívidas com a esperança de pagá-las com o retorno financeiro dado pela especulação na bolsa de valores.
Em 1929, a retração da produção e do consumo afastou os cidadãos estadunidenses do mercado financeiro. Nas bolsas de valores, a incessante venda das ações estimulou a queda no valor das mesmas. No mês de outubro a situação alcançou situação alarmante. Sem o interesse na compra, vários especuladores, empresários e cidadãos comuns viram suas ações perderem o seu valor monetário. No dia 24 daquele mês foi anunciado o “crash” (quebra) da Bolsa de Valores de Nova York.
Explicação: