Descreva a sequência dos acontecimentos, que são celebrados na Igreja Católica desde o início da Quaresma:
Como vimos, Deus é um, mas também trino. Um só Deus, em três pessoas.
- Qual a relação disso com a nossa comunidade?
- Será que a fé na Trindade pode ser vivida de maneira egoísta? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana.
A NOSSA RELAÇÃO COM DEUS. Dentre várias relações que estabelecemos em nossa experiência terrena, está a espiritualidade ou Deus. Neste caso, espiritualidade pode se referir à força, a qual sustenta nossa energia ou o nosso estado de espírito.
Poderia dar-se a impressão de que o dogma da Trindade é, em última análise, uma invenção do final do quarto século. Em certo sentido, isso é verdade . . . A formulação de ‘um só Deus em três pessoas’ não foi solidamente estabelecida, por certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do quarto século.” — New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica, 1967), volume 14, página 299.
Caso não goste da terceira responda assim:
Esse mistério central da fé cristã é ressaltado no concílio Vaticano II: a Igreja brota da Trindade. Outra definição bem didática foi escrita pelo bispo teólogo de Ilhéus (BA), já falecido, dom Valfredo Tepe, “o Pai projeta a Igreja, Jesus a funda e o Espírito Santo a administra”.