Descreva a seguinte pintura (com detalhes, conte também sua interpretação!) relacionando-a ao movimento expressionista.
Nome da pintura: James Ensor - A morte e as máscaras.Leitura Avançada
Soluções para a tarefa
Resposta:
obra de Ensor se caracteriza pela inserção de elementos carnavalescos, como as máscaras e as caricaturas, na representação da vida social e cultural de seu meio. Longe de encará-las como elementos de uma tradição imoral (ou, até mesmo, amoral), o pintor as desloca para âmbitos sociais fora de contexto como também em conjunção a crenças religiosas arraigadas a uma moral imutável. Eis a gaucherie de Ensor, a qual podemos observar no painel A Entrada de Cristo em Bruxelas, em 1889.
Explicação:
A peregrinação, retratada na obra, apresenta dupla natureza: uma religiosa e outra claramente política. Em primeiro plano, há uma multidão mascarada, disforme e desorganizada (“um selvático ajuntamento de rostos mascarados, gordos e zombeteiros”), atrás da qual segue uma banda marcial. Mais ao fundo e ao centro – abrindo a tela para uma profundidade impensada, se levamos em conta a dimensão do primeiro plano – temos um Cristo incólume, de ar distante, a abençoar os “fiéis”. Na parte superior da pintura, lê-se “Vive La Sociale”, sobre um fundo vermelho. Na peregrinação doutrinária de Ensor, quem recebe os louros é o povo. Porém, esta “social” é distorcida, vulgar, erótica e “igualitária” no sentido de efetuar uma peregrinação que escandaliza, cuja moral é deteriorada; enfim, uma peregrinação para a morte, no sentido de uma quase dança macabra. Se há uma representação da morte na pintura, ela é rica, colorida, exagerada, viva de elementos de um “mundo às avessas”, onde o grotesco assume maravilhosamente a exuberância do sublime. Mas, ao contrário do sublime, o grotesco não é etéreo.