Descreva a religião dos povos da mesoamérica
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A religião predominante em Tenochtitlán, capital Asteca, na época da conquista espanhola foi resultado de um grande processo de fusão, em que os sacerdotes mesclaram a visão do mundo com a dos ideais dos Astecas.
Neste diapasão vale ressaltar como se dava, para os Mexicas, o mito da criação do mundo, que dividiam em 5 períodos consecutivos, sendo que cada uma aperfeiçoando-se gradativamente. A primeira fundação da terra, com a presença de 4 sois e a formação de seres humanos e plantas. Desta primeira fundação até a quinta e última, surgem 4 forças, quais sejam: terra, vento, água e fogo. A quinta era ficou conhecida como a do “sol em movimento”.
Esta crença levou os Astecas a cultuarem ao sol e a terra, para tanto criam em um pai onicriador e uma mãe universal, daí a idéia de uma divindade dual. Apesar de divindades distintas foram unificadas e recebeu o nome de Ometeotl (deus dual), portanto, considerado também deus dos pais e deus das mães. Desse deus dual surgiram 4 filhos que representavam forças primordiais que movimentavam o sol gerindo vida na terra, bem como eram responsáveis pela destruição total da terra, prevista para esta quinta e última era. Esses deuses filhos de Ometeotl, eram conhecidos como Tezcatlipocas e eram identificados por cores: branco, azul, vermelho e preto, cada qual com sua função e significado.
Outro fator predominante na religião Asteca foi a conciliação das diferentes religiões dos povos vizinhos que encheu de deuses o panteão asteca. Para uma mesma missão, havia divindades provenientes de diversas culturas, e a tradição dualista opunha deuses benevolentes aos destruidores. A classe dirigente louvava suas divindades guerreiras, enquanto os camponeses atribuíam a fertilidade ou as calamidades aos deuses agrícolas. Cada lugar, cada profissão, agregava ao panteão asteca suas próprias divindades.
Neste diapasão vale ressaltar como se dava, para os Mexicas, o mito da criação do mundo, que dividiam em 5 períodos consecutivos, sendo que cada uma aperfeiçoando-se gradativamente. A primeira fundação da terra, com a presença de 4 sois e a formação de seres humanos e plantas. Desta primeira fundação até a quinta e última, surgem 4 forças, quais sejam: terra, vento, água e fogo. A quinta era ficou conhecida como a do “sol em movimento”.
Esta crença levou os Astecas a cultuarem ao sol e a terra, para tanto criam em um pai onicriador e uma mãe universal, daí a idéia de uma divindade dual. Apesar de divindades distintas foram unificadas e recebeu o nome de Ometeotl (deus dual), portanto, considerado também deus dos pais e deus das mães. Desse deus dual surgiram 4 filhos que representavam forças primordiais que movimentavam o sol gerindo vida na terra, bem como eram responsáveis pela destruição total da terra, prevista para esta quinta e última era. Esses deuses filhos de Ometeotl, eram conhecidos como Tezcatlipocas e eram identificados por cores: branco, azul, vermelho e preto, cada qual com sua função e significado.
Outro fator predominante na religião Asteca foi a conciliação das diferentes religiões dos povos vizinhos que encheu de deuses o panteão asteca. Para uma mesma missão, havia divindades provenientes de diversas culturas, e a tradição dualista opunha deuses benevolentes aos destruidores. A classe dirigente louvava suas divindades guerreiras, enquanto os camponeses atribuíam a fertilidade ou as calamidades aos deuses agrícolas. Cada lugar, cada profissão, agregava ao panteão asteca suas próprias divindades.
AliceRainha:
Boa Sorte em seu trabalho
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Religiao Asteca predominante em Tenochtitlán
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