Descreva a prática social tupinambá que se pode notar pela advertência da filha do morubixaba Japí Guaçú ao seu companheiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: A aliança com os tupinambás do Pará, foi mediada pela etnia do Maranhão que já tinha uma relação com os estrangeiros, buscando beneficios no comércio e nas guerras. Porém os colonos passaram, então, a escravizar os tupinambás, assim como fizeram com indígenas do nordeste do país, a primeira a ser conquistada.
O canibalismo, na maioria dos casos, possuía algum fundamento mítico que o legitimava, como a necessidade de espantar a violência do grupo, da comunidade, através do sacrifício de membros de fora dela.
O mais interessante é notar que esse ato era realizado em uma situação festiva. Após o aprisionamento de um guerreiro inimigo, os tupinambás ofereciam uma mulher para casar com o prisioneiro. No dia do sacrifício, uma grande festa era realizada para que o consumo de carne humana acontecesse.
moravam em malocas. Cada grupo local ou "tribo" tupinambá se compunha de cerca de 6 a 8 malocas. A população dessas tribos girava em torno de 200 indivíduos, mas podia atingir até 600. Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.