Descreva a pirâmide alimentar de uma criança que está iniciando a introdução de alimentos em suas refeições
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para complementar a resposta oriento ler os Dez passos para uma alimentação saudável - Guia alimentar para crianças menores de dois anos do Ministério da Saúde
Explicação:
A OMS recomenda que as carnes sejam oferecidas desde o inicio da alimentação complementar, para garantir a oferta adequada de zinco e ferro na dieta das crianças. Na quantidade de 50 a 70 g/dia (para duas papas), não deve ser retirada após o cozimento, mas sim picada, tamisada (cozida e amassada com as mãos) ou desfiada, e é fundamental que seja oferecida à criança. Crianças vegetarianas e veganas devem realizar acompanhamento inicial com nutricionista.
A segunda papa principal será, oferecida a partir do sétimo mês de vida, ficando duas papas principais e duas refeições com frutas.
A consistência dos alimentos deve ser progressivamente elevada, respeitando o desenvolvimento da criança, para propiciar oferta calórica adequada. Além disso, as crianças que não recebem alimentos em pedaços até os 10 meses apresentam, posteriormente, maior dificuldade de aceitação de alimentos sólidos.
Com 1 ano, a criança já participa plenamente das refeições da família, com 3 refeições principais e 2 refeições menores de fruta ou cereais.
É importante oferecer água potável a partir da introdução da alimentação complementar porque os alimentos dados ao lactente apresentam maior quantidade de proteínas por grama e maior quantidade de sais, o que causa sobrecarga de solutos para os rins, que deve ser compensada pela maior oferta de água.