- Descreva a intencionalidade da existência da religião;
- Diferencie diversidade religiosa de intolerância religiosa;
- Problematize o fanatismo religioso;
- Explique as perspectivas religiosas de Auguste Comte e Émile Durkheim.
Soluções para a tarefa
Nos dias de hoje, realizar um texto sobre intolerância religiosa é observar a necessidade de liberdade de todas as religiões, principalmente no nosso país que é considerado laico apesar de ter o cristianismo como religião com um maior número de adeptos.
A contribuição da pluralidade religiosa é enorme, pois carrega traços de outras culturas, assim como costumes, valores, e interpretações passadas ao longo das gerações, e, beneficiando milhares de pessoas.
É importante separar governo de religião, por isso, uma boa medida, é a conscientização da população para o combate a políticos com vínculo direto a alguma instituição religiosa, se tornando uma lei que visa o pleno equilíbrio da sociedade.
Para Durkheim E Comte a religião soam como uma válvula de escape para o indivíduo crer em algum soberano, sendo a partir disso que a dominação carismática atua, indo pela devoção afetiva da pessoa para uma divindade e seus dotes sobrenaturais, através da crença.
Em segundo lugar, a ação dos representantes religiosos sobre os indivíduos que estão baseando sua fé nessas crenças, e, por fim, a legitimidade utilitarista do líder religioso por seus seguidores, que estabelecem uma lealdade de tipo pessoal.