Descreva a independência do Brasil.
Soluções para a tarefa
A Independência do Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro declarou, às margens do rio Ipiranga, que o Brasil estava livre de Portugal.
Alguns fatos anteriores levaram a esse evento, como a volta de Dom João Vi para Portugal; o fato de ele ter deixado seu filho, Dom Pedro, em seu lugar no Brasil; e o fato de Dom Pedro se recusar a voltar para Portugal (o Dia do Fico).
A pressão política fez com que Dom Pedro declarasse nossa independência sob a promessa de ter um império na América.
E foi exatamente isso o que aconteceu: o Brasil passou de colônia a Império.
BONS ESTUDOS :'V
Resposta:
À independência do Brasil se deu em um cenário diferente daquele visto em outras colônias no Novo Mundo; nela a população defendia que o príncipe D. Pedro continuasse no Brasil, indo contra as decisões da cortes portuguesas que queriam que ele retornasse.
No ano de 1822, quando D. Pedro estava em uma viagem para conseguir apoio, as cortes mandam uma carta ao Brasil dizendo que a partir daquele momento D. Pedro seria apenas um administrador temporário que seria futuramente trocado por um da escolha da corte portuguesa.
Vendo a situação, Leolpoldina, rainha do Brasil, e José Bonifácio reúne um conselho de Estado que decide que D. Pedro deveria continuar no país e declarar a independência em relação a Portugal.
Cartas escritas por Leolpoldina e Bonifácio chegam ao D. Pedro, que estava no momento perto do riacho do Ipiranga; após ler essa carta, D. Pedro declara a independência do Brasil.