descreva a importância dos seguintes rios, Amazonas, são Francisco e Paraná
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segue explicação completa da importância de tais rios:
Explicação:
Amazonas: Por sua extensão e propriedades, a Amazônia influencia regime de chuvas em toda a América do Sul, e parte importante do mundo ocidental, contribuindo para estabilizar o clima global. E, de quebra, é a floresta com maior biodiversidade do mundo. A área da Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água, e um fenômeno conhecido como “rios voadores”. Estes fluxos aéreos de água, formados por massas de ar carregadas de vapor de água são ‘puxadas’ do oceano Atlântico. Depois, empurrados por ventos, levam a umidade para outras regiões do Brasil; e para outros países da América do Sul como Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e até mesmo o sul do Chile. Depois que a umidade é sugada do Atlântico, ela se desfaz sob a forma de chuva na floresta. A floresta, e a bacia amazônica, sofrem forte evaporação, e reenviam a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor. O ciclo se repete. O vento entra novamente em ação, empurrando a massa em direção a cordilheira dos Andes onde encontra uma barreira natural. Parte do vapor volta cair em forma de chuva, alimentando as cabeceiras de vários rios formadores do Amazonas Outra parte é desviada pela cordilheira em direção ao sul, atingindo as regiões de agricultura mais importantes do Brasil, o Centro-Oeste, e chega até países vizinhos.
São Francisco: O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e considerado o rio de integração nacional. Sua importância ultrapassa o abastecimento de água (principalmente) do Nordeste do Brasil, pois possui valor econômico, social e cultural para o país, pois muitas famílias dependem dele para sobreviver. O Rio São Francisco possibilita a fruticultura, irrigando as produções, bem como é utilizado na produção de energia em usinas hidrelétricas. A navegação é uma das principais características do Rio São Francisco. Este apresenta duas regiões de maior navegabilidade. São elas: o estirão médio, que apresenta cerca de 1.371 km de extensão (entre Minas Gerais, Bahia e Pernambuco), e o baixo estirão, com, aproximadamente, 208 km de extensão (entre Alagoas e a foz — local onde o rio deságua: o Oceano Atlântico).
Paraná: O rio Paraná forma uma das bacias hidrográficas mais importantes da América do Sul, sendo aproveitado como via de transporte e para produção de energia elétrica, também auxilia no comércio. No mesmo foi construída a usina de Itaipu, a maior do mundo em operação.
Espero que tenha ficado claro e eu tenha ajudado!!