descreva a historia do futebol
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história do futebol no Brasil começou em 1895, pelas mãos dos ingleses, assim como na maioria dos outros países. Os primeiros clubes começaram a se formar neste período. Assim como a fundação dos clubes, a prática também era restrita à elite branca. Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller. Os registros mais antigos sobre o Futebol praticado no Brasil, porém, datam de 1875, em Curitiba.[1] A aristocracia dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. As camadas mais pobres da população e até negros podiam apenas assistir. Somente na década de 1920, os negros passaram a ser aceitos ao passo que o futebol se massifica, especialmente com a profissionalização em 1933.
Alguns clubes, principalmente fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, ainda resistiam à modernização e continuavam amadores. Mas com o passar do tempo, quase todos foram se acomodando à nova realidade. Diversos clubes tradicionais e consagrados abandonaram a elite do futebol, ou até mesmo o esporte por completo.
Durante os governos, principalmente de Vargas, foi feito um grande esforço para alavancar o futebol no país. A construção do Maracanã e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas. A vitória no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, pelos mestiços Vavá e Garrincha e pelo capitão Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificação nacional, já que reúne pessoas de todas as cores, condições sociais, credos e diferentes regiões do país.
Resposta:
O futebol já foi um ritual de guerra, mas o modelo que conhecemos hoje foi organizado na Inglaterra em 26 de outubro de 1863. Essa é a data da fundação da Football Association, em Londres.
No Brasil, Charles Miller introduziu oficialmente o esporte em 1894, no Rio de Janeiro. A prática, contudo, é muito antiga, com registros na China, Japão, América pré-hispânica, Grécia, Roma e Itália.
O futebol era um ritual
Na China, por volta de 2.600 a.C., um ritual denominado TsüTsü consistia no uso da cabeça do chefe de inimigos por parte das tribos vencedoras como bola a ser chutada pelos vencedores.
Os guerreiros acreditavam que pelo pé assimilariam a inteligência, valentia, força, habilidade e liderança do inimigo. Relatos semelhantes são encontrados na Europa Medieval e no século X, na Inglaterra.
Também por volta de 2.600 a.C., começa no Japão a prática do Kemari, cujo objetivo é o controle da bola com os pés, revelando plasticidade, delicadeza e elegância. Essa cerimônia que ainda existe no país, celebra o autoconhecimento, a automeditação, o autocontrole e a autoaprendizagem. Serve, ainda, de base para a disciplina.
No período compreendido entre 1.200 e 1.600 a.C., a América pré-hispânica inicia a prática do Tlachtli, jogado com uma bola de borracha dura e cuja finalidade era representar a batalha entre a luz e a escuridão.
Ao fim da disputa, um dos jogadores era decapitado, seu corpo colocado ao lado do campo e o sangue usado para purificar o espaço.