Descreva a função das organelas abaixo:
A) mitocôndria
B) complexo golgiense
C) retículo endoplasmático
D) vacúolo
Soluções para a tarefa
Mitocôndria- Respiração celular
Complexo de Golgi- Empacota, endereça e secreta o material proteico provindo dos ribossomos.Além disso produz lisossomos,realiza reações de glicosilação(polimerização de carboidratos) produzindo,por exemplo, o muco polissacarídico(catarro) , a lamela média(coesão entre paredes celulares de vegetais pelo polissacarídeo pectina), além de produzir o acrossoma do espermatozóide.
Retículo endoplasmático rugoso- produção de proteínas a partir dos ribossomos.
Retículo endoplasmático liso- produção de lisossomos, armazenamento de Ca2+ nas células musculares, e neutralização de toxinas pela adição do grupo -OH para torna-lás mais soluvéis e serem excretadas na urina.
Vacúolo- mantém o equilíbrio osmótico na célula vegetal.
Resposta:
A) mitocôndria
Está presente em locais variados da célula, propensa a se acumular onde o gasto de energia é mais intenso. Esta organela é responsável pela respiração celular, esse processo metabólico extrai energia armazenada na glicose e também em outros combustíveis orgânicos. (MONTANARI, 2016)
B) complexo golgiense
O complexo de Golgi, também chamado de aparelho de Golgi, é responsável pelo armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias (proteínas) na célula, e atua completando as modificações pós-tradução e coloca um endereço nas moléculas sintetizadas pela célula, encaminhando-as, principalmente, para vesículas de secreção, para lisossomos ou para a membrana celular. (JUNQUEIRA, 2013)
C) retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático é uma rede intercomunicante, constituído por um sistema de membranas em forma de túbulos, vesículas e cisternas, responsável por carregar e armazenar substâncias. Se os ribossomos estão associados, o retículo endoplasmático é definido retículo endoplasmático rugoso (RER). Se não houver ribossomos, é dito retículo endoplasmático liso (REL). (JUNQUEIRA, 2013)
D) vacúolo
Os vacúolos são estruturas celulares envolvidas por membrana plasmática, muito comuns em plantas e presentes também em protozoários e animais. Tem diferentes funções como: regular pH, controlar a entrada e saída de água por osmorregulação, armazenar substâncias, fazer a digestão e excretar os resíduos.
Explicação:
Bibliografia
- MONTANARI, Tatiana. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. 3.ed. Porto Alegre: Ed. da autora, 2016. 229 p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/1Celula.pdf
- JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa. Histologia básica I L.C.Junqueira e José Carneiro. - [12. ed]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
- SÓ BIOLOGIA. Virtuous Tecnologia da Informação, Vacúolos. 2008-2020.